terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COM QUAL DAS TRÊS MANEIRAS VOCÊ FAZ MISSÕES? - DINÂMICA


OBJETIVO: Levar o participante a uma reflexão e após a mesma, traçar um novo plano de ação. 

MATERIAL:
Três copos com água.efervecente
Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)

DESENVOLVIMENTO:
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.

2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.

3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.

4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem.

5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo dentro do terceiro copo com água.

6. Pedir que os participantes digam o que observaram a partir da reflexão sobre: Nós somos o comprimido, o copo é a obra missionária e a água é o campo.

7. Perguntar quem conhece pessoas que estão como os do terceiro copo? Projetar o filme sobre os missionários ou apresentar as fotos.

-Cada um deverá refletir que quando contribuímos colocando o sustento dos missionários em primeiro lugar estaremos como o segundo copo ou o terceiro? Por que? Deixar livre a reflexão, mas estimular a verbalização da opinião.

Fonte: http://semap.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2013

CLARA INFORMA - História para Evangelismo

                                         Image Hosted by ImageShack.us




“Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (II Coríntios 6:2).
Textos adicionais: Eclesiastes 11:9; 12:1; Atos 22:16.




Material Necessário
1 relógio redondo
1 vidro de conserva
Pedaço pequeno de tecido colorido para o vestido
Pedaço pequeno de tecido contrastante para a capa
1 laço colorido ou flor artificial
Fita de tecido
Papel-cartão preto
Fita adesiva
Cola quente (opcional)
Barbante
Cartaz com o verso Bíblico



Modo de Preparar

Faça um personagem usando os objetos solicitados. Faça os olhos e a boca com o papel cartão e cole sobre o relógio que será o rosto da Clara. Esse relógio deverá ser preso sobre o vidro de conserva com fita adesiva. Coloque o tecido franzido ao redor do vidro. Amarre-o bem na boca do vidro com o barbante (ou cole com cola quente) e arrume a roda da saia. Corte o outro tecido em forma de capa e coloque-o ao redor dos ombros da Clara. Amarre com uma fita. Coloque um laço ou flor no “cabelo” da Clara, prendendo-a com fita adesiva ou cola quente.

Mensagem

Estamos felizes por ter conosco hoje uma visitante. Todos nós a conhecemos e a vemos diariamente. Ela está aqui (aponte para o relógio). Seu nome é Clara Informa.
Talvez vocês não saibam que ela pode falar, mas pode. Ela fala conosco muitas vezes durante o dia. (Acerte os ponteiros para o meio-dia.) Por exemplo: “É hora do almoço”, ela diz. Ficamos felizes porque Clara nos lembra que é hora de almoçar!
Clara também nos diz que é hora de ir para a escola (acerte os ponteiros para o meio-dia e meia). A velha e fiel Clara nunca esquece de dizer à professora quando é tempo de ir para casa.
“É hora do jantar!”, ela informa (acerte os ponteiros para as seis horas). A mamãe olha para a Clara o tempo todo e assim sabe quando é hora de colocar os alimentos gostosos sobre a mesa. A Clara não a deixa esquecer.
Sete meia! (Acerte os ponteiros.) “É hora de fazer a lição de casa”, a Clara Informa. “Essa não, Clara! Espere! Espere um pouco!” Mas a Clara não espera. Ela simplesmente segue com seu tique-taque. “Vamos, vamos, ocupem-se”, ela diz.
Então, os ponteiros marcam oito e meia ou nove horas (mova os ponteiros), e a Clara informa: “Hora de dormir!” Algumas vezes você gostaria que ela parasse de dizer o que fazer, mas ela simplesmente prossegue com o seu tique-taque.
Aí, quando você está no melhor do sono, “trim, trim, trim!” (Faça soar o alarme.) “Acorde, acorde seu dorminhoco”, e a Clara informa: “Levante-se, está na hora!” – “trim, trim, trim!” “Você já dormiu bastante!”
“Por favor, Clara, pare!” Mas a clara continua fazendo “trim, trim, trim!”
Clara nos faz muitos outros lembretes – hora de ir à igreja, hora do papai chegar do trabalho, hora do pôr-do-sol...
Mas há mais uma verdade ainda que Clara nos informa o tempo todo, não importa o que estejamos fazendo: “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (escreva o verso em um cartaz ou na lousa e peça para as crianças lerem em voz alta).
(Acerte os ponteiros para a hora atual.) Se você ainda não está fazendo isso, agora é o tempo de começar a viver cada momento para Jesus, hoje é o dia da Salvação!

REFLEXÃO

Por tudo o que a Bíblia nos diz e também pelas profecias, sabemos que estamos vivendo nos últimos tempos desse velho mundo. Agora é a hora de pedir a Jesus que nos ajude a entregar o nosso coração a Ele. Ele sempre está conosco, a cada segundo, a cada minuto, cada hora, dia, semana, ano, afinal, a vida inteira. Jesus, porém, respeita o nosso pensamento, a nossa escolha. Ele não nos obriga a nada, a escolha é sempre nossa. E você pode escolher estar ao lado de Jesus. Você pode escolher pedir a Ele que venha morar em seu coração. Este é o momento certo! Agora é o tempo. “Hoje é o dia da salvação!”Quantos gostariam de escolher estar sempre com Jesus?


Fonte:http://www.dsa.org.br/Ministeriodacrianca/



Image Hosted by ImageShack.us

Fonte:http://estrel-damanha.blogspot.com.br

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As Fitas Que Falam - Plano da Salvação

Na foto: Tia Jô Fonte: Blog da Tia Alê

PESSOAL ACHEI FANTÁSTICA ESSA HISTÓRIA QUE ABORDA O PLANO DA SALVAÇÃO, NO BLOG DA TIA KARINY

POR ISSO ESTOU COMPARTILHANDO....


Essa é uma forma linda e criativa de apresentar o plano da salvação para as crianças (e porque não para os grandinhos também)! 

Você vai precisar de fitas de cetim nas cores: preto, vermelho, branco, verde, amarelo. Com essas fitas você irá narrar a vida de 3 personagens: Jorge, João e Paulinho.   

Primeiro vamos conhecer a vida de Jorge (representada por 150cm de fita preta). Jorge desde pequeno foi um menino muito malvado (comece a desenrolar a fita e vá mostrando pedaço por pedaço enquanto conta sobre a vida de Jorge). 
Ele desobedecia os pais, matava aula, falava palavrão... A medida que o tempo passava a semente do pecado ia criando raízes no seu coração.
 Quando se tornou moço continuou pecando: fumava, dançava musicas estranhas, bebia. Sua vida era negra como essa fita! Para ele tudo parecia bem. 
Quando se casou, coitada da mulher! Jorge chegava bêbado em casa, as vezes até batia nela. Senhor Jorge não temia a Deus nem respeitava ninguém, mas um dia houve um acidente de carro... E Jorge morreu! Para onde vocês acham que ele foi? Isto mesmo, para o inferno. A Bíblia diz que “os perversos serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmo 9.17). Que coisa triste!   

Agora vamos ver a vida de João (representada por 70cm de fita preta, 30cm de vermelha, 20cm de branca, 20cm de verde e 20cm de amarelo). João não foi um menino tão mau quanto Jorge, mas também foi muito errado. (Vá mostrando a fita preta). Às vezes mentia, desobedecia a sua mãe e outras coisas mais. A mãe sempre dizia que Joãozinho era um menino bom, e de fato era educado e simpático. Ele até frequentava a Escolinha Biblica, mas ninguém lhe explicou o que era pecado. Quando jovem, João afastou-se da Igreja e começou a andar com pessoas muito malvadas. Casou-se com uma moça que não acreditava em Deus. Tornou-se contador e ia bem no negócio. Muitas vezes sonegava imposto e tomava umas bebidas para ser um “bom sujeito” com os colegas de escritório. 
Quando estava chegando à meia idade, o Sr. João sentiu, um dia, uma forte dor no peito. Consultando um médico, verificou que sofria do coração e poderia, em qualquer instante sofrer um enfarte. Com isto, ele tornou-se muito preocupado, pois no fundo do coração bem sabia que não estava muito bem com Deus. (Passe a mostrar a fita vermelha) 
Foi nesta época que caiu nas suas mãos um folheto que explicava o caminho da salvação. Ele estava realmente arrependido dos seus pecados e, entendendo que Cristo morreu em seu lugar para salvá-lo e que somente Seu sangue poderia purificar seu coração, confiou no Senhor, aceitando-O como seu Salvador pessoal. Jesus veio para o seu coração (mostre a fita branca), perdoando seu pecado e dando-lhe nova vida – a vida eterna. (Mostre a verde) Agora tudo se transformou para o Sr. João. Sua maior preocupação era servir ao Senhor e agradá-lo em tudo. Infelizmente, teve muito pouco tempo, pois dentro de seus poucos anos morreu de enfarte, como o médico dissera. Quando morreu descansou, mais Jesus já tem um lugar preparado pra o Sr. João no Céu quando Ele voltar (mostre a fita amarela). Coloque a fita na mesa.  

 E por fim vamos conhecer a vida de Paulo (representada por 20cm de fita preta, 30cm de vermelha, 20cm de branca, 80cm de verde e 20cm de amarelo). Paulo foi um menino simpático, mas, como todos, fazia coisas erradas (fita preta). As vezes sua mãe se desesperava com as peraltices do filhinho. Um dia Paulo estava brincando e ouviu uma música suave, e viu que no quintal da vizinha estava sendo realizado um cultinho. Paulo resolveu ir assistir junto com as outras crianças. Quão alegre ficou ao ouvir que Cristo morreu (fita vermelha) a fim de poder nos levar para o Céu. Prontamente o menino abriu seu coração ao Salvador (fita branca), e assim começou uma nova vida para ele (fita verde). A professora convidou-o para assistir a Escola Bíblica no próximo domingo. Foi e gostou. Logo Paulo começou a dar testemunho em casa. Sua mãe resolveu acompanhá-lo à igreja; logo ela e a irmãzinha tornaram-se crentes.Finalmente, papai também aceitou a Jesus. Paulo ganhou vários amiguinhos da escola para Cristo também. Ao ir crescendo, sentiu-se chamado para ser pastor. Preparou-se para o ministério e serviu ao Senhor durante muitos anos, ganhando muitas almas para Cristo e influenciando muitas vidas, levando-as para o caminho certo. Chegou, afinal, o dia dele partir deste mundo. Paulo, agora velho, morreu, mas Jesus também já preparou um lugar no Céu pra Paulo quando ele voltar (fita amarela).   

De todas as vidas – qual foi o melhor? Quem iremos preferir ser? Claro que ninguém iria querer andar no caminho que o Sr. Jorge andou. Escolhamos, então, entre as outras duas vidas. (levante as duas fitas). Qual a melhor das duas? Tanto João como Paulo vão para o Céu quando Jesus vier buscá-los, não é verdade? Mas a vida de Paulo foi a que mais valeu. Porque? Porque recebeu a Cristo ainda quando menino e teve muito mais para servir ao Senhor. (Mostre a fita onde o pedaço verde é o mais comprido). Paulo escreveu para o jovem Timóteo: “...desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Tm 3.15). Quem alcança uma criança para Cristo ganha uma vida para o Céu e, também, uma vida para o serviço de Deus. Será que não devemos dedicar muito mais tempo e esforço à evangelização das crianças?  

 Texto adaptado com base em post do blog Cantinho das Histórias Biblicas



http://www.tiakariny.blogspot.com.br/

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

domingo, 13 de janeiro de 2013

HÁ ESPERANÇA PARA O BRASIL - PEÇA


 
HÁ ESPERANÇA PARA O BRASIL

PERSONAGENS:
Brasil
Região Norte
Região Sul
Região Sudeste
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Representante dos povos indígenas
Missionário
Crianças [quantas conseguirmos]
Voz Oculta
Total de Atores: 9 pessoas + crianças (bem caracterizados)
2 fantoches


No Brasil há muitas riquezas e suas mazelas. Há um desafio de evangelização nacional. As pessoas precisam ouvir falar de Jesus sobre o amor de Deus

 Diguinho entra pela parte de baixo, olhando meio desconfiado.
DIGUINHO: Eita, quanta gente! Tô cum vergonha! (desce de novo)
Sobe de novo, devagarinho.

DIGUINHO: Inha! Vem cá, Inha!

INHA: (subindo) Ooooi, diguinho! Que é que tu quer?

DIGUINHO: Tu já visse quanta gente tem aí?

INHA: Não, não vi não... Xô vê! Eeeeita! Mininoooo! Quaaaaaanta gente! Me amassa que eu tô passada!

DIGUINHO: Num é, minina! E tu visse que o tema do Congresso de
Missões é Brasil, né?
Quero que vcs crianças conheçam o Brasil e suas regiões.

Cena 1 - [Toca se o Hino nacional brasileiro (instrumental)... entra o Brasil entusiasmo e cheio de
expectativa - aparece o missionário e o Brasil inicia um diálogo]

BRASIL: Oi! Vem cá, vem cá. Tudo bem? Quem é você?
MISSIONÁRIO: Tudo (responde meio confuso)... Eu sou missionário da junta...
BRASIL: Tá, tá, tá... você sabe quem eu sou? (fala meio eufórico)... Eu sou o Brasil, e hoje é um dia muito especial para mim; Minhas regiões virão entregar seus relatórios. Estou ansioso para saber como andam as coisas... afinal, sou um país jovem, grande, cheio de riquezas naturais e paisagens belíssimas. Não tenho vulcões ou terremotos e meu povo é talentoso e trabalhador... Espero um futuro maravilhoso. (dirigindo-se ao Missionário) Vem cá... senta aqui para prestigiar como as minhas regiões são maravilhosas: humm, humm, que entre a região norte.

Cena 2 - [Entra o Norte não muito animado]
BRASIL: E aí Norte, o que você tem a me dizer?
NORTE: Bem, Brasil... você sabe que eu sou a região com a maior área, porém... minha população é pequena, minha região deveria ter muita fartura, mas estou empobrecendo por causa da fome e miséria que predominam na minha região... [Brasil corta a fala do norte]
BRASIL: Tá bem, tá bem... que venha a região sudeste, essa sim!!

Cena 3 - [Entra o Sudeste com ar de Preocupado]
SUDESTE: [fala sussurrando] Ai, ai, ai, por onde eu começo?... Como vou dizer? [Respira fundo e toma coragem para falar] Trago o relatório de minha região. Economicamente, sou a mais desenvolvida do Brasil; em mim estão as maiores cidades, famosas pelo ritmo de vida... possuo cinemas, grandes shoppings e uma infinidade de atrativos, porém, toda moeda tem seus dois lados... BRASIL: De outro lado você está falando?
SUDESTE: Há pobreza, miséria, desemprego, uma violência assustadora, falta de moradia, crianças abandonadas... não sei mais o que fazer?
BRASIL: Para!! Não quero mais ouvir isso. Você me decepcionou.

Cena 4 - [Brasil demonstra certa desorientação e descontentamento]
BRASIL: Acho que meu povo da região Sudeste anda estressado, com muitas preocupações e pouco lazer. Melhor ouvirmos o Nordeste, com suas praias maravilhosas, lá a história com certeza deve ser outra. Nordeste, apresente-se!
NORDESTE: Eu sou uma terra linda, com um povo amável, belas praias e tenho o meu sertão que tem um povo forte... [Brasil se alegra]... mas, que sofre muito, marcado pela seca, fome e pobreza. Meu povo anda confuso em suas expressões religiosas, há uma mistura de catolicismo com umbanda, devoção ao padre Cícero e São Francisco de Assis. Minhas maiores dificuldades são a pobreza e a miséria que tem afligido e assolado minha população... (os bichim são uma magreza só... só veno.) [ O Brasil fica estérico e nervoso]
BRASIL: Chega! Chega! Chega! Que venha a região centro-oeste, quem sabe onde se concentra o poder de nossa terra a situação seja melhor.

Cena 5 - [Entra o Centro-oeste preocupado]
CENTRO-OESTE: Brasil... Minha regiões pantaneiras tem sofrido muito com as constantes inundações pelas chuvas no verão. Minha grande concentração de terra faz com que haja também numerosos conflitos pelas suas posses. A taxa de analfabetismo e mortalidade infantil são altas e a população acredita cada vez menos na força política de Brasília, por causa da corrupção. [Brasil fica indignado - andando de um lado para o outro]
BRASIL: Eu não acredito!! Não acredito!! Eu, um país lindo, tão jovem, ouvindo essas coisas acontecendo em meu território. O que há de errado? Ah.. já sei! Deve ser a questão da cultura, dos colonizadores. Bem... que entre a região Sul... minha última esperança!!

Cena 6 - [Brasil está meio desanimado]
SUL: Eu tenho a realidade um pouco diferente das outras regiões no que diz respeito à situação econômica, mas isso não quer dizer que não tenhamos também problemas e que o meu povo não passe por aflições. No campo religioso houve um crescimento espantoso do espiritismo e até os muçulmanos estão se alastrando; Eu pensei que isso fosse completar os anseios dos corações... mas criou outros piores... não sei o que fazer para meu povo ser mais feliz! [Brasil desabafando muito desanimado]

Cena 7 -
BRASIL: Miséria, abandono, fome, má distribuição de renda, solidão... quanta tristeza! Ah! Mas faltaram os índios... [fala novamente com esperanças]... estes sim, amam a natureza, não se preocupam com dinheiro, eles sim devem ser felizes... que entre o representante dos povos indígenas brasileiros, para o seu relatório!
POVOS INDÍGENAS: os índios estão em sua maioria nas regiões Norte e Centro-Oeste... mas existem tribos em todas as regiões. Nós somos perseguidos pelo homem branco, que quer nossas terras, em busca de madeira e garimpo. Sofremos com problemas de doenças que matam nossas crianças, sofremos com a discriminação do homem branco, que acha que índio não é gente, não pensa e não tem coração. O alcoolismo também tem sido um sério problema entre os índios brasileiros. Não há esperança pra nossa gente!
[Desanimado e sem esperança - triste com a realidade]

Cena 8 -
BRASIL: Eu desisto!!! Estava tão orgulhoso da minha grandeza, da minha beleza natural, das minha lindas paisagens, da mistura de raças... e o que ouço? Sofrimento, fome, violência, miséria... tanta tristeza!! Tanta ilusão... como eu estava iludido. Não há mais esperança para mim e meu povo. [O Brasil se ajoelha chorando]
VOZ OCULTA: Brasil ouça o que eu tenho a lhe dizer... [toca musica pra cima Brasil - João Alexandre]
Brasil: [espera a música acabar ainda ajoelhado] Linda mensagem... mas transformar versos em realidade é difícil. Sou um país grande, gigante... e com muitas diferenças. [fala muito triste e abaixa a cabeça novamente]
MISSIONÁRIO: Brasil, espere! Há um povo que te ama! O povo de Deus... que está disposto a contar e repartir o amor de Jesus nas casas, nas ruas, cidades grandes e pequenas, entre os índios, entre os que sofrem, abandonados nas tuas ruas, a contar que Jesus dá vida nova, ergue quem está caído, dirige os nossos passos, carrega nossos fardos. Um povo que vai visitar os presos, os doentes, a vestir aqueles que têm frio, a dividir o pão com o faminto. Esse povo vai transforma-lo Brasil! Sua gente será feliz de verdade!
BRASIL: Sinto a esperança renascer em meu coração.
MISSIONÁRIO: Brasil, lembre-se: "Jesus é a única esperança"
[entram as crianças pelo corredor e falam a uma voz: ]
CRIANÇAS: Povo de Deus, anuncie esta verdade!.
[Toca o hino nacional Brasileiro]