EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

COMO ORGANIZAR UM CULTO INFANTIL




Vamos falar hoje de Culto Infantil!!!! 
Um momento em que toda a programação é voltada para os pequeninos.
É importante destacar que o culto infantil deve ser diferente da E.B.D., objetivo da Escola Bíblica Dominical é ensinar a palavra de Deus, já o culto infantil tem como objetivo incentivar as crianças a adorar a Deus. O Culto direcionado para as crianças tem uma grande importância, pois crianças são naturalmente curiosas e elas sempre esperam algo de novo.

Programação para o Culto Infantil:

1) Oração inicial:
É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, e mostrar que esta é a forma de nos comunicarmos com Deus. Devemos dizer às crianças que a oração é um momento de agradecimento a Deus por tudo que ele nos dá (alimento, família, vestes, amigos, etc). Uma maneira de ensinar a criança a orar é você (adulto/professor) fazer uma oração e pedir que as elas repitam o que você for falando. Dessa maneira você consegue também a concentração da criança, pois assim pode evitar que algumas orem e outras fiquem dispersas.

Momento do Louvor:
Crianças adoram cantar, amam este momento musical. Você mesmo pode cantar ou escolher duas ou três crianças para fazer este momento. É importante que as crianças sejam extrovertidas, pois este momento é animado e precisa de crianças que se soltem e não ficam com vergonha diante de um público. Observe seu grupo de crianças, você vai perceber que sempre tem aquelas que se destacam no momento do louvor, aproveite estas crianças.
Lembrando a importância de incentivar elas a louvarem a DEUS.

Leitura Bíblica:
É importante destacar que este momento deve ser lido um versículo curto e simples, para que elas possam acompanhar e entender a leitura. Também pode ser feita a leitura de forma diversificada (um versículo ser lido somente pelos meninos, e depois pelas meninas, leitura alternada, etc.). Se o culto tiver um tema bíblico escolhido, esta é a hora de ler o tema. 
 

Apresentação dos visitantes:
Lembre-se de escolher uma pessoa (que faça parte da organização do culto, pode ser outra tia ou uma auxiliar do departamento infantil) para ficar na entrada da igreja anotando os nomes dos visitantes. Atenção na hora de anotar os nomes porque chegam grupos infantis e também crianças com os pais. Se vierem grupos infantis procure saber o nome do grupo, a tia/professora/dirigente que está acompanhando, de qual bairro ou cidade eles estão vindo, é importante saber se este grupo vai apresentar um louvor, para que na hora das oportunidades fique de forma organizada a hora de cada grupo cantar. Peça para anotar também o nome (denominação) da igreja que cada grupo faz parte e não se esqueça de anotar o nome do pastor.
Exemplo: Grupo infantil (nome do grupo) / Tia (nome da tia) / Igreja (denominação) do bairro ou cidade (nome) / do Pastor (nome do pastor). Obs.: vai louvar!
Você pode pedir que no momento em que for falado o nome de cada grupo os componentes façam um sinal para todos conhecerem, pode ser levantar a mão, ficar de pé, isso fica a sua escolha. Depois de apresentar todos os visitantes é bem legal cantar um corinho de boas vindas ou o que também pode ser feito é você treinar antes com suas crianças uma frase de boas vindas. Exemplo: “SEJAM BEM VINDOS! ESTAMOS FELIZES POR ESTAREM AQUI E VOLTE SEMPRE!” 
Oportunidades:
Este momento é bem simples, mas precisa de atenção. Ofereça a oportunidade para o seu grupo de crianças louvarem a Deus. Depois você vai oferecendo as oportunidades para os grupos visitantes e também as crianças que cantam sozinhas. Lembrando que nos cultos tem os grupos e as crianças que cantam sozinhas, tudo isso deve estar anotado na folha de nomes dos visitantes. Sempre depois de cada apresentação parabenize, crianças gostam de ter reconhecimentos de suas ações.

Oferta:
Fale com as crianças a importância deste momento, que é com as ofertas que nós cuidamos da casa de Deus, a igreja. Pergunte a elas se gostam de ter uma casa bem cuidada e arrumada e para isso o papai e a mamãe trabalham, recebem o dinheiro e podem deixar a casa mais bonita. Uma conversa rápida com o objetivo de mostrar a importância e para que é usada a oferta, destacando também que a oferta agrada a Deus pois assim estamos ajudando no crescimento da obra do Senhor. Você pode escolher uma ou duas crianças para recolher as ofertas (ideal que as crianças sejam maiores, acima de 9 anos), uma tia ou um auxiliar do trabalho infantil. Pode ser cantado um corinho por uma tia ou até mesmo uma criança.

Mensagem / História Bíblica:
Uma das partes mais importantes do Culto. Geralmente é convidada uma pessoa para trazer a mensagem, e um fator importante, é convidar alguém que pregue para as crianças, que traga mensagens bíblicas com contexto direcionadas para os pequeninos. Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. Interessante é procurar saber a agenda da pessoa para poder assistir uma de suas mensagens / histórias bíblicas. Deve-se convidar a pessoa formalmente, enviando-lhe uma carta convite em folha timbrada com o endereço da sua igreja, assinada pelo pastor e pela pessoa que é líder do departamento infantil, com pelo menos 1 a 2 meses de antecedência, contendo na carta a hora e local do evento, se você escolher tema bíblico, deve também escrevê-lo na carta, para que a pessoa possa se preparar. Convite feito e aceito mantenha contato (via telefone, email. etc) com a pessoa convidada para que ela possa dizer se vai utilizar algum recurso visual para o momento da mensagem. Geralmente são usados cartazes (a pessoa que vai contar a história já possui) e pode precisar de algum tipo de apoio. Se a pessoa escolher utilizar fantoches irá precisar de um espaço para montar a “casa” do fantoche ou se for utilizar o data-show (caso a igreja possua este recurso) também deve ser montado antes do início do culto para não haja distração por parte das crianças e também para ganhar tempo.

Oração final:
Faça uma oração com todas as crianças agradecendo aquele momento de adoração, o momento em que estavam na casa de Deus para agradecer por tudo que ele faz em nossas vidas. Agradeça a Deus por cada criança presente e peça que ele continue abençoando a cada um e aos seus familiares. Da mesma forma que na oração inicial você (adulto/professor) pode fazer a oração e pedir que repitam o que você for falando. 
Brindes:
Uma maneira de conquistar as crianças de sua igreja e os visitantes é entregar-lhes uma lembrançinha, pode ser de e.v.a ou até mesmo um saquinho com algumas balas, o importante é que seja feita com amor e carinho.

Despeça das crianças com carinho. Se já estiver marcado o próximo culto, avise as crianças, falando a data e o horário para que elas venham e tragam visitantes (seu amiguinho de escola, vizinho, parente e etc). Pois assim você já os ensina a serem “evangelizadores” desde cedo.
Obs.: Faça uma escala para cada culto, quem vai ler a palavra, quem vai orar e quem deseja louvar, para que todos possam participar.

Ore a Deus pedindo orientação para este culto. Que tudo que for feito seja para honra e glória do nome dEle. 





47 comentários:

  1. Olá meu nome é Simony, também gosto de trabalhar com crianças, gostei muito da organização do culto, é necessário nós adultos investirmos na vida espiritual das crianças e deixarmos de ser egoístas, porque com certeza com elas nós aprendemos muito. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Simony, também gosto de trabalhar com crianças, gostei muito da organização do culto, é necessário nós adultos investirmos na vida espiritual das crianças e deixarmos de ser egoístas, porque com certeza com elas nós aprendemos muito. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. ola estou na liderança com as crianças da igreja e a partir de janeiro começa escola biblica e culto com as crianças 1 vez ao mes estou perdida não sei por onde começar e não tenho material algum gostaria de algumas dicas....obrigada

    ResponderExcluir
  4. ola estou na liderança com as crianças da igreja e a partir de janeiro começa escola biblica e culto com as crianças 1 vez ao mes estou perdida não sei por onde começar e não tenho material algum gostaria de algumas dicas....obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ameei muito obrigado mim ajudou muito que Deus continue te abençoado

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor! estou no departamento infantil e não tenho nenhuma experiencia, mas a nossa dificuldade maior e que no conjunto infantil temos por volta de 35 alunos mas somente duas meninas.Como lidar com meninos eles são muito inquietos portanto e muito mais difilcil ter a atenção deles ..

    ResponderExcluir
  7. Oi sou a Clara e gostei das orientação estou trabalhando com crianças e sempre estou em busca de coisas novas

    ResponderExcluir
  8. gostei muito desas orietaçao obrgad

    ResponderExcluir
  9. gostei muito desas orietaçao obrgad

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito dessa orientação.Obg

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito dessa orientação.Obg

    ResponderExcluir
  12. Que benção.... me ajudou muito! Obg ☺

    ResponderExcluir
  13. Que benção.... me ajudou muito! Obg ☺

    ResponderExcluir
  14. Amei. Muito obrigada por partilhar. Que Deus continui a fazer crescer o seu entendimento e a sua capacidade de orientar.

    ResponderExcluir
  15. Tenho que fazer um culto infantil sobre a criaçao e precisa ser bem barata e bem criativa. Acabamos de inalgurar a igreja e é nosso primeiro culto, pensamos em arrasar para atrair as crianças. Me ajude ♡♡

    ResponderExcluir
  16. Tenho que fazer um culto infantil sobre a criaçao e precisa ser bem barata e bem criativa. Acabamos de inalgurar a igreja e é nosso primeiro culto, pensamos em arrasar para atrair as crianças. Me ajude ♡♡

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada. Vou ter a minha primeira experiência em organizar um culto de crianças bem preparado e graças a Deus a dona desse blog deixou Deus usar a vida dela para tal coisa. Que Deus abençoe seu ministério e que continues fazendo a diferença, o bem para que necessita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito, estava meio perdida, agora deu pra clarear as ideias.

      Excluir
  18. Amei as orientações pois tive 2 extresses com isso mas agora vcs clarearam minha mente obrigada

    ResponderExcluir
  19. muito legal, estou trabalhando com crianças também, e o blog tem me ajudado. parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Vou fazer na minha congregação a minha rede de Crianças. Gostaria de um auxílio. paz do senhor!

    ResponderExcluir
  21. muito legal, estou trabalhando com crianças também.
    http://ideiasparaoministerioinfantil.club/como-organizar-congresso-infantil/

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Ada. Amei o roteiro e espero sempre novas dicas.

    ResponderExcluir
  23. Recebi o cargo na igreja para ser líder das crianças vou precisar de orientações mais gostei da dica!!!

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  25. maravilhosa essas orientaçao,vou seguir e em nome de JESUS vai dar tudo certo e cada cordeirinho de CRISTO vai ser abençoado

    ResponderExcluir
  26. Olá quero saber com ora a palavra inicial

    ResponderExcluir
  27. Amei suas dicas, serva do Deus altíssimo Miriam Dias. Que o Eterno venha lhe usar e te capacitar a cada dia mais, para ser sempre um canal de bençãos em nossas vidas 🙌

    ResponderExcluir
  28. MARAVILHOSAS DICAS AMEII QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  29. Gostei das dicas.
    Foram bem úteis para mim

    ResponderExcluir
  30. Parabéns. São dicas fundamentais. Vou continuar colocando em práticas.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom..amei as dica...paz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pelas orientações. Eu estava precisando ,pois estou iniciando com trabalho infantil

    ResponderExcluir
  33. gostei muito das instruções
    obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Oi, amei suas instruções, que continua te abençoando. Beijos.

    ResponderExcluir
  35. me ajudou bastante... Vou fazer um culto infantil no dia das criancas... Me ajudou bastante

    ResponderExcluir