EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

HISTÓRIA INFANTIL - O Guarda-Chuva Ambulante















HISTÓRIA INFANTIL - O Guarda-Chuva Ambulante

Vocês gostariam de ouvir a história de um guarda-chuva ambulante?
É um fato que realmente aconteceu.


Um guarda-chuva grandão ia andando bem depressa pela rua.
Parecia possuir pés próprios, era bonito, feito de várias cores brilhantes, enorme ia saltitando pela rua abaixo.

Todo mundo ficou curioso à respeito do guarda-chuva estranho.
Crianças e adultos iam seguindo atrás, logo descobriram que os pezinhos pertenciam a um menino, ele andava depressa, sem dizer uma palavra, e o grupo seguia-o.

Finalmente chegaram a um lugar sombreado, debaixo de uma árvore bem grande, o menino colocou o enorme guarda-chuva no chão. E perguntou ele, as crianças que se aproximavam.
- Quem quer ouvir a história do meu guarda-chuva?
- Sentem-se então e escutem. Disse o menino, e todos obedeceram apesar do fato de alguns serem maiores do que ele.

Apontando para a parte preta ele começou:
- Estão vendo esta cor? O preto nos faz pensar na escuridão e no pecado, cada um de nós já fizemos coisas erradas uma vez ou outra. Muitas vezes pecamos numa hora quando ninguém está por perto, ou no escuro, quando ninguém pode nos ver. As coisas feias que praticamos são chamadas de pecado.
Todos escutavam com atenção.

Vocês estão vendo esta cor dourada, representada pela cor amarela?
Esta nos faz lembrar o céu, onde tem ruas de ouro, vocês sabiam que nenhum pecado pode entrar no céu? Porque se entrasse estragaria o céu!
Não existe pecado lá, por isso nenhum de nós pode ir para o céu, porque todos nós temos pecado no coração.

Mais estão vendo esta cor vermelha? Continuou o menino... Esta nos conta que o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz e derramou seu precioso sangue para nos perdoar os pecados.
O Senhor Jesus é o filho de Deus, Ele tomou o castigo que nós merecemos.

Quando cremos que Ele é mesmo o Filho de Deus e o recebemos como nosso Salvador, Ele perdoa todos os nossos pecados, tornando o nosso coração limpo e puro, como a parte branca do meu guarda-chuva, mais é preciso confiar em Jesus. Temos que pedir perdão pelos nossos pecados.Quando fazemos isso, Ele vem morar em nosso coração e torna-se nosso Salvador. E Jesus faz com que possamos entrar no céu um dia quando deixarmos esta vida.Agora, quantos de vocês sabem que são pecadores? Mas querem ir um dia para o céu? Todas as mãos se levantaram. – Está bem, então diga para Deus que você é um pecador.

Logo, silenciosamente as crianças se ajoelharam no chão, cada um falou com Deus, confessando os seus pecados.
- Diga-lhe agora que você crê que o Senhor Jesus Cristo morreu em seu lugar e peça que Jesus lhe salve neste instante.
Baixinho, as crianças começaram a orar.

O menino tirou uma Bíblia pequena (um Novo Testamento) do seu bolso, abriu ela no Livro do Evangelho de João 3:16.
- Vou ler um versículo da Palavra de Deus, quando chegar às palavras “o mundo” você deve substituir pelo seu nome e quando eu falar “todo aquele” você coloca seu nome ali também, estão entendendo?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna”.
Cada um leu o versículo, colocando o seu próprio nome.
- Isto significa que se você de fato crê que Deus lhe ama e que Ele mandou seu Filho para morrer em seu lugar, e se você confia em Jesus e o recebeu em seu coração então você acaba de nascer na família de Deus, e todos que pertencem a família de Deus têm a vida eterna. É a palavra de Deus que diz isto, e pode ter certeza: É a verdade.
Ele parou um instante, e olhando firmemente para todos disse:
- Vocês estão notando que tenho ainda uma outra cor no meu guarda-chuva? Qual a cor que falta? Os ouvintes responderam, todos juntos: “Verde”.

- Está certo, não falei nada sobre o verde, pois bem, é o seguinte, depois de termos recebido o Senhor Jesus e termos o perdão dos nossos pecados, estamos prontos para irmos para o céu, Jesus quer que nós cresçamos espiritualmente, que sejamos crentes mais firmes cada dia que passa.
- O verde nos fala das coisas que crescem, como as árvores, as flores, as gramas..., Você só vai se tornar um crente forte, se você ler a Bíblia e orar todos os dias, e ir a igreja todos os domingo, não se esqueçam disso.
Ele fechou o guarda-chuva.
- Quero que vocês vão embora agora para contar aos outros o que eu lhes contei, voltarei amanhã para ver se vocês poderão repetir para mim tudo o que lhes falei sobre as cores.
Todos que puderem me dizer os significados das cores, receberá um livrinho com estas mesmas cores, para poderem contar a mais alguém (o professor pode fazer vários livrinhos para darem aos seus alunos).
As crianças não voltaram logo para a brincadeira, em vez disso foram falar daquilo que acabaram de ganhar.
E o nosso amiguinho abriu o guarda-chuva novamente e continuou andando pelas ruas, procurando outras pessoas para ouvirem o Evangelho.

Fonte: APEC

sábado, 21 de setembro de 2013

Caixa-presente da salvação




Essa caixa evangelística é do blog http://tianenoca.blogspot.com.br/search/label/Caixa%20evangelistica e eu achei uma graça. Muito bem feita e ótima para ser usada com qualquer faixa etária. 


COMO USAR EM SALA DE AULA - A caixa desmontada forma uma cruz com a palavra JESUS no centro, enfatizando o verdadeiro e maior presente que o homem pode vir a receber nesta vida, a SALVAÇÃO. Ofereça JESUS, a SALVAÇÃO aos seus alunos. Apresente a caixa de presente às crianças. Pergunte: "Quem aqui já ganhou um presente de aniversário? E no dia das crianças? E no Natal? Quem já ganhou um presente especial?" (ouça as respostas com atenção). Todos nós gostamos de ganhar presente, não é mesmo? Principalmente quando é aquele presente que tanto sonhávamos, como uma bicicleta, uma boneca, uma bola... Mas será que esses presentes são os principais da nossa vida? Será que conseguimos viver apenas com as coisas materiais? (ouça as respostas) Crianças, os melhores presentes são os que Deus nos dá. Sabem quais são? A saúde, a família, a nossa Igreja, o nosso trabalho, a sabedoria e muito mais. Mas existe um presente que é o mais especial de todos, e esse presente está aqui dentro dessa caixa (mostre a caixa). Vocês sabem o que é? (deixe as crianças curiosas, ouça as opiniões). Olha, muitas crianças já tem esse presente, porque ele é o melhor presente do mundo! Já que vocês estão curiosos eu vou mostrar para vocês, mas com uma condição: eu quero que vocês prometam que vão cuidar muito bem desse presente. Mas vocês prometem que vão cuidar mesmo? (Depois de deixá-los bem curiosos abra o presente formando a cruz). A SALVAÇÃO, esse é o maior presente que alguém pode receber, e quem recebe deve cuidar com muito zelo e amor. Por que precisamos ser salvos? A Bíblia diz que todos nós pecamos. (Leia Romanos 3.23 ou outro versículo que se aplique a esse momento). Pecar é fazer, falar ou pensar algo que desagrada a Deus. Você pode me dar um exemplo de pecado? (Deixe que as crianças falem) A Bíblia diz ainda que o pecado nos afasta de Deus. Para ficarmos pertinho dele de novo, um sangue inocente deveria ser derramado. Isso aconteceu quando Jesus, o Filho perfeito de Deus, veio ao mundo, morreu na cruz (aponte para a cruz da caixa), morreu e ressuscitou pelos nossos pecados: os meus e os seus. Se você ainda não aceitou Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, essa é a oportunidade. (Leia Mateus 10.22, que diz: "Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo." Termine a mensagem perguntando se alguma criança deseja aceitar JESUS em sua vida, e assim dar o primeiro passo para a SALVAÇÃO, nunca saindo dos caminhos do Senhor).



sábado, 7 de setembro de 2013

Bases para ministério com criança frutífero

Textos Bíblicos: II á Timoteo 2:15 / Mt: 19:14

I – Visão Ministerial com crianças:

1-    Qual sua visão para o ministério com crianças?
2-    Como você enxerga?
3-    O que você enxerga?
4-    Como vejo meu ministério?
5-    Como vejo a mim mesmo (a) como ministro (a)?

(texto Bíblico: “mas eu disse: tenho me afadigado sem qualquer propósito, tenho gastado minha força em vão e para nada”. Isaias 49:4) 

6-    Quantos e quais alvos querem atingir?

Você sabia que:

  • 52% de crianças entre sete á 14 anos são vitimas de abuso sexual?
  • 37% têm zero a seis anos
  • 76% das vitimas são meninas e 24% são meninos
  • O abuso sexual ocorre no seio da família?
  • 33% dos agressores são os pais, 35% padrastos, 10% avós, 7,5% tios?
OBS: somente no Brasil.
      
7-    O que o mundo perderia se o seu ministério com crianças deixasse de existir?

Visão do ministério com crianças

Textos Bíblicos: II Reis 6:15 á 17

O rei da Síria envia o poderoso exercito para aprisionar Elizeu, o homem de Deus. O moço que servia o profeta acorda cedo e se espanta com o que vê, o pavor toma conta do jovem que busca socorro com o Senhor. Elizeu procura acalmar o jovem, o profeta estava tranqüilo com a VISÃO oferecida por Deus: Estava cercado por cavalos e carros de fogo enviados pelo Senhor.     



As duas visões:

1-   HUMANA: Limitada, apavorante, desanimadora (o jovem não consegue VER)
2-   DIVINA: Encorajadora, iluminadora, deslumbrante, brilhante, reconfortante.    

Quando agimos sem a visão de Deus vivenciamos temores e inseguranças que prejudicam o ministério”.

Para ser ministro de crianças e preciso ter a visão com VIDAS, não somente vidas de crianças, mas tratamos de VIDAS ETERNAS. É preciso ter ousadia espiritual, e agimos com consciência de onde estamos e onde queremos chegar. A obra é do Senhor, somos chamados a sermos cooperadores. Dando o nosso melhor o Senhor fará prosperar o nosso caminho para honra e gloria do seu nome.   

Base para serviço com crianças

II - Motivação:  


Tempo para refletir e orar

1-   Por que você quer trabalhar ou esta trabalhando com crianças?
2-   Quais são os teus verdadeiros motivos para trabalhar com crianças?
3-   Deus te chamou para essa obra?

A estrutura de um ministério com crianças não se resume apenas a classes de escola bíblica Dominical e um Cultinho infantil”

Ministério amplo

  • Ensino Bíblico
  • Evangelismo infantil
  • Discipulado
  • Aconselhamento
  • Desenvolvimento dos dons
  • Programas externos
  • Programas de apoio às famílias (não cristãs)
  • Intercessão
  • Encontros, acampamentos
  • Treinamentos para obreiros

III – Chamado:

1-   Sou chamado?
2-   Para que sou chamado?

Textos Bíblicos: Atos 1:8 / Marcos 16:15 – 18 ( Chamado geral )

O chamado particular para uma tarefa especifica

Romanos 12:4 - 8

O que é diferente de cada cristão é a forma particular como se cumpre seu chamado. No ministério infantil cada obreiro precisa trabalhar segundo seus dons e paixão.
“Todos (os cristãos ) somos M____________de um só C______________em Cristo. Nem todos temos F______________. Teremos diferentes D____________.”
Nossa função como membro de Cristo depende de nossos dons que Deus nos tem dado. Assim descobriremos o chamado particular de Deus para nos.

Enfim, que nós possamos nos arrepender diante de Deus pela nossa omissão, de ficarmos enclausurados dentro de nossas Igrejas, enquanto milhares de crianças precisam do nosso ministério ativo.
Fica a pergunta: - O que nos estamos fazendo?
É tempo de pensarmos em nossa posição em meio a essa batalha, não há meio termo precisamos agir nesta missão para qual fomos designados (ler Isaias 61).
Que nos passamos ter um coração pastoral, comprometendo – nos em amor por eles, que possamos dar muito mais que apenas uma hora no Domingo.
Que esta seja nossa oração:

- “Senhor como me sinto um grão de areia diante de tanta dor e destruição, se o meu coração desfalece e choro tanto como se fosse minha a dor, imagina o seu coração Pai de amor”. Mas de uma coisa tenho certeza, que maior é o que esta em mim, do que aquele que esta no mundo, te em ti somos mais que vencedores, e que a batalha é do Senhor, minha garantia é a tua palavra, tuas promessas. Usa- me, eis aqui, me envia Senhor, quero ser encontrado (a) como servo (a) fiel ao tel chamado, ser vaso de bênçãos em tuas mãos, não para meu deleite e gozo, mas para alcançar e pastorear muitas crianças para o teu reino celeste. Conta comigo Jesus, eu sei que o senhor tem me capacitado. Em teu nome, pela salvação e pastoreio das crianças. Amém!



Fabrício Pereira Correa e Márcia Daniela Lopes Correa

(Resumo extraído do seminário GMC e GMJR, congresso nacional de lideres 2007.)


“Disse Jesus: Eu o escolhi... Vá e dê frutos.”
(João 15:16 )