EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ELISEU O PROFETA QUE DEFENDEU SEU PAIS

                                        

Eliseu ora para que Deus abrisse os olhos do rapaz para que ele visse o monte cercado de cavalos e carros de fogo. Eram os anjos de Deus, prontos para defendê-los de todos os inimigos.

Texto Bíblico: 2 Reis 6.8-23


 Eliseu teve um ministério extremamente eficaz em toda a nação de Israel como em outras nações. Hoje veremos acontecimentos que envolvem o rei da Síria.
Deus sempre procura servos fiéis que se posicionem afim de que, o Nome DELE seja glorificado.

Objetivo

 Conduzir os alunos a confiarem que Deus sempre está a nos proteger. Não importa dificuldade que venha  nos afligir, ELE sempre  está conosco e nos salvará.


Exercitando a memória 

“Deus mandará que os anjos Dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for.” (Sl 91.11 – NTLH).

Deus sempre está a nos proteger. Lemos nas Escrituras que uma das funções dos anjos é proteger os servos de Deus. Os anjos são mensageiros de Deus, logo também nos transmitem suas ordens. Eles não ficam visíveis, a não ser em ocasiões que seja necessário, eles sempre cumprem fielmente as ordens de Deus.

Crescendo no conhecimento

Hoje continuaremos aprendendo sobre o profeta Eliseu, lembram-se dos milagres que Deus realizou através dele: Isso mesmo, água foi purificada, veneno foi tirado de um cozido, pães foram multiplicado e muitos comeram. Que coisas maravilhosas aconteceram, não é mesmo?
Nos dias do profeta Eliseu, houve guerra intermitente entre Israel e a Síria. O rei da Síria se chamava Ben-Hadade e planejou várias emboscadas para apanhar o rei de Israel. Mas o profeta Eliseu mandou um recado ao rei de Israel, avisando-lhe que não fosse para perto daquele lugar, pois os sírios estavam ali esperando escondidos para atacá-lo.

Então o rei de Israel avisou os homens que moravam naquele lugar, e eles ficaram alerta. Isso aconteceu várias vezes. O rei da Síria ficou muito aborrecido; então chamou os seus oficiais e lhes perguntou: 

— Qual de vocês está do lado do rei de Israel?

Um deles respondeu:

— Nenhum de nós, ó rei. O profeta Eliseu é quem conta ao rei de Israel tudo o que o senhor fala até mesmo dentro do seu próprio quarto.

Então o rei ordenou: 

— Descubram onde ele está, que eu o prenderei.

Contaram-lhe que Eliseu estava em Dotã, e ele mandou para lá uma grande tropa de soldados com cavalos e carros de guerra. Os soldados sírios chegaram de noite à cidade e em silêncio cercaram toda a cidade.

No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa para apanhar água. Então ele viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Geazi tomou um susto!!!

Voltou correndo e entrou em casa gritando para Eliseu: 

— Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer?

Mas, Eliseu já sabia o que estava acontecendo e disse: 

— Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.

Então Eliseu orou assim: 

— Ó SENHOR Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja!

Geazi não entendeu nada e pensou: “como que eu veja? Eu não sou cego!”

Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que Geazi visse algo que ele nunca imaginou ver, ele viu que ao redor dele e de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo, eram anjos que vieram para protegê-los.

Quando os sírios viram Eliseu atacaram, mas Eliseu não estava com medo e orou assim: 

— Ó SENHOR Deus, faze com que esses homens fiquem cegos! 

Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que os soldados sírios ficassem cegos.

Então Eliseu foi falar com eles e disse: 

— Vocês estão no caminho errado; esta cidade não é a que estão procurando. Venham comigo, que eu vou levar vocês até o homem que estão procurando. 

E os guiou até a cidade de Samaria, onde todos os soldados israelitas estavam.

Logo que chegaram lá, Eliseu orou assim: 

— Ó SENHOR Deus, abre os olhos deles e deixa que eles vejam. 

Então Deus fez com que os sírios enxergassem de novo, e eles viram que estavam dentro da cidade de Samaria, cercados pelos soldados israelitas, que imediatamente os prenderam.

Então o rei de Israel, perguntou a Eliseu: 

— Devo matá-los, senhor? Devo matá-los?

Mas Eliseu respondeu veemente:

—Não! De jeito nenhum! Por acaso, o senhor mata os soldados que são feitos prisioneiros na guerra? Dê de comer e de beber a estes aqui e deixe que voltem para o rei deles.
Então o rei de Israel mandou fazer uma grande festa para aqueles sírios. E, depois que comeram e beberam, ele os mandou de volta para o rei da Síria são e salvos. E todos aqueles soldados e muitas pessoas na Síria creram no Deus de Israel, um Deus poderoso que realiza milagres e ainda cuida do seu povo. Daí em diante os sírios pararam de atacar a terra de Israel. 

                     


 
                                                                 DINÂMICA: FÉ

Objetivo: compreender que Deus recompensa a fé do cristão e que sua atitude de confiança
inabalável fortalece a vida de muitas pessoas.

Material: cinco metros de fio de nailon, moldes de pés feitos em cartolina ou papel cartão, caneta, fita adesiva.

Procedimento: começe a dinâmica distribuindo os desenhos dos pés. Depois peça que cada um escreva neles uma necessidade e os passos que precisam dar para alcançar uma promessa feita por Deus ou conquistar alvos na vida cristã. Depois que todos escreverem, com o pedaço de fita adesiva, fixe os desenhos dos pés na estrada invisivel ( o fio de nailon) e estique bem o fio. De longe só vai aparecer os pés.
     Termine falando que as pessoas da Bíblia não eram grandes por sua capacidade ou poder. Elas simplismente eram importantes porque tinham fé em um grande Deus. Elas caminhavam na estrada invisível da fé (Hb 11.6).

Fonte: Revista Ensinador cristão ano 6 nº 23 Julho/Agosto?Setembro-2005. 


http://elisjua.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário