“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou”. (Marcos 10:13-16)
Qual o nosso verdadeiro papel?
- Não somos apenas professoras, somos Pastoras de ovelhinhas preciosas para Cristo.
As crianças devem ser o centro de nossos interesses.
- O desejo de Jesus era o ensino das crianças e que elas estivessem perto dele, portanto é nosso dever ensinar as crianças sobre Cristo.
- Devemos conhecê-las para traçarmos objetivos possíveis.
As criança são:
- Brincalhonas.
- Gostam de fazer de conta.
- São curiosas.
- Amorosas.
- Dinâmicas.
- Aprendem pelos órgãos dos sentidos.
- Recebem as verdades bíblicas com pureza de fé.
O que ensinar?
- O ensino cristão é cooperar com Deus na modelagem do caráter cristão.
- Os Ensinamentos: Serviço, adoração, temor, leitura bíblica, pregação, oferta.
Tipos de ensino:
- Para crianças Salvas: Objetiva crescimento espiritual.
- Para crianças não Salvas: Objetiva salvação.
Pontos indispensáveis para lição evangelística
- Deus ama você(Jo 3.16);
- Você é pecador (Rm 3:23 e 6;23)
- Você pode fazer parte da família de Deus (1Co 15:3 e 1Jo 1:7b)
-
Você terá a vida eterna (Jo 3.36 e Jo 5:2)
Passos para preparar a lição:
- Observar as necessidades das crianças.
- Traçar objetivos.
- Prepare o seu coração e ore para que Deus prepare o coração das crianças.
- Dependa do Espírito Santo (flexibilidade de planejamento).
- Leia a passagem bíblica, diretamente da Bíblia.
- Medite no que a história fala em seu coração e onde você pode encaixar os dois tipos de ensinamentos para as crianças.
-
Consulte comentários bíblicos e outras fontes de pesquisa.
Partes da HistóriaIntrodução:uma pergunta referente a uma parte importante da história, porém que não revele o desfeixo da mesma; uma ilustração referente ao assunto, por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
Clímax: ponto alto da história onde o conflito é resolvido.
Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.
Desafio: desafio prático para um período de uma semana, lembrar de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.
Referências:Bíblia de Recursos para o ministério com crianças[tradução da Bíblia]Jõao Ferreira de Almeida; notas e material adicional Neyd Siqueira.2 ed. rev. e atual.-São Paulo:Hagnos,2003.
Qual o nosso verdadeiro papel?
As crianças devem ser o centro de nossos interesses.
As criança são:
O que ensinar?
Tipos de ensino:
Pontos indispensáveis para lição evangelística
Você terá a vida eterna (Jo 3.36 e Jo 5:2)
Passos para preparar a lição:
Passos para preparar a lição:
Consulte comentários bíblicos e outras fontes de pesquisa.
Partes da HistóriaIntrodução:uma pergunta referente a uma parte importante da história, porém que não revele o desfeixo da mesma; uma ilustração referente ao assunto, por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
Clímax: ponto alto da história onde o conflito é resolvido.
Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.
Desafio: desafio prático para um período de uma semana, lembrar de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.
Partes da HistóriaIntrodução:uma pergunta referente a uma parte importante da história, porém que não revele o desfeixo da mesma; uma ilustração referente ao assunto, por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
Clímax: ponto alto da história onde o conflito é resolvido.
Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.
Desafio: desafio prático para um período de uma semana, lembrar de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.