EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ORGANIZANDO O CULTO INFANTIL


Prf. Marfiza (Iza) Vilanova Shoji
Introdução
Você já parou para pensar o que vem a ser Culto Infantil? Para respondermos a essa questão, primeiramente precisamos pensar no significado da palavra "culto".

Segundo o dicionário Aurélio, culto significa: "adoração ou homenagem à divindade". A Bíblia usa a palavra culto para se referir tanto ao culto ao único e verdadeiro Deus, como também a deuses falsos e imagens de esculturas (Ex 20:5).

Para nós cristãos, culto é serviço da nossa alma ao nosso Deus. Pensando dessa forma, será que cremos realmente que crianças podem cultuar a Deus?

"Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! (Mt 18:10-NTLH)

É claro que as crianças podem e oferecem culto genuíno a Deus. Por isso, precisamos ter cuidado para não desprezá-las. Não usem nunca a palavra "cultinho" para se referir ao culto infantil, pois elas não oferecem culto menor que os adultos.

Um fato importante que devemos observar é que as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35, 2 Cr 20:13, Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15). Com isso concluímos que as crianças tem lugar importante no culto a Deus.

Culto = Escola Bíblica Dominical? Não! O culto é diferente da Escola Dominical, como o próprio nome diz, é uma escola onde a criança irá estudar e aprender sobre Deus e Sua Palavra. No culto infantil, ela cultua a Deus, ela apresenta todo o seu ser ao Senhor em atitude de adoração. É claro que também há estudo e aprendizagem, porém a ênfase é dada na adoração e no culto a Deus.

1. Liturgia do culto infantil

Tendo a visão correta do que é o culto infantil, precisamos planejá-lo e organizá-lo de maneira que levemos as crianças a terem comunhão com Deus através da oração, do ensino da Palavra, do louvor e de outras atividades onde vivenciem a verdadeira adoração.

Para atingir esses propósitos, precisamos dar atenção especial à liturgia do culto infantil.

O culto deve ser adequado à liturgia e à idade das crianças, e deve ter:

1.1 Oração
Durante o culto deve-se designar tempo especial à oração. Oração é a nossa conversa com Deus e pode ser: de adoração (exaltar o caráter de Deus), confissão, gratidão, petição e intercessão. É muito importante variar os métodos de oração. Por exemplo, pode-se fazer cadernetas, murais, cartões, amigos secretos de oração, fichas de diversos modelos, etc.

1.2 Leitura da Bíblia
A leitura deve ser de acordo com o objetivo a ser atingido no culto, sempre com textos curtos e simples de maneira que as crianças possam acompanhar e entender a leitura. Também se deve fazer a leitura de forma diversificada. Por exemplo: lida somente pelos meninos, pelas meninas, leitura alternada, etc. Nunca deixe de usar a Bíblia no culto infantil (grifo meu). Procure também utilizar cartazes, painés grandes e coloridos para fixação da mensagem do Grupo "maiores".

1.3 Mensagem
É a forma da aplicação da Palavra, quando ouvimos o que Deus tem a nos dizer. Deve ser ministrada de forma dinâmica e diversificada. Nessa hora, o dirigente deve ser criativo pra atrair a atenção da criança.

1.4 Música
Não use esse momento como um passatempo, frise sobre louvor e adoração a Deus. Use cânticos apropriados à idade das crianças e que contenham mensagens relevantes.

1.5 Atividade complementar
São atividades com diversas finalidades e objetivos como: ofertas, testemunhos, concursos, apresentações especiais, aconselhamento, etc.

1.6 Atividades de integração com a Igreja
Sugerimos que uma vez por mês as crianças participem do culto com os adultos. Nesses momentos pode haver participação especial das crianças, como: música, leitura da Bíblia, versículos memorizados, dramatizações, etc.

1.7 Atividade de integração com os pais
Ter no programa do culto infantil atividades que incentivem os pais a fazerem o culto doméstico. Planeje atividades semanais para que as crianças façam com os pais. Organize algumas reuniões com o objetivo de mostrar a importância dessas atividades.

É muito importante que as crianças recebam atividades para serem feitas com a família, reforçando a mensagem do culto. As crianças normalmente gostam de contarem aos pais as historinhas que ouviram. Estimule também aos pais a se envolveram nessas atividades extra-culto. (grifo meu)

1.8 Atividades de fixação e verificação do ensino
É de extrema importância ter uma atividade em que o professor possa reforçar o ensino e também verificar se os seus objetivos foram alcançados. Essas atividades podem ser em forma de concursos, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações, etc.
2. Como organizar o culto infantil na sua Igreja

2.1 Faça a divisão das crianças por faixa etária

Sugerimos:

Berçário - 0 a 1 anos
Maternal - 2 a 3 anos
Grupo de crianças menores - 4 a 6 anos
Grupo de crianças maiores - 7 a 10 anos

Esses grupos podem variar de acordo com o número de crianças que freqüentam a Igreja. Se não houver muitas crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, você pode fazer apenas um grupo e usar o material mais apropriado à maioria das crianças ou se ao contrário, sua igreja possui um grande número de crianças, você pode subdividir os grupos.

2.2 Forme um equipe

a. Procure pessoas que:

sejam vocacionadas para o trabalho com crianças;
tenham disponibilidade para trabalhar com crianças pelo menos durante um quadrimestre. Não é interessante que se mude o dirigente a cada domingo, pois ele não formará vínculo com as crianças e não terá uma visão geral do que está sendo ensinado, nem poderá traçar objetivos em longo prazo;
estejam dispostas a aprender sempre.

b. A equipe deve ser composta por:

Coordenador
Programa a escala dos dirigentes e auxiliares para todo o ano.
Organiza o material que será utilizado
Promove reuniões com toda a equipe para traçar objetivos e para avaliação do trabalho desenvolvido.

Dirigente (1 ou 2 para cada faixa etária)
Divide os trabalhos e programa os cultos com a equipe.
Coordena e orienta as tarefas dos auxiliares.
Dirige o culto.

Auxiliar
Ajuda na disciplina.
Ajuda nos cânticos.
Ajuda nos trabalhos e atividades de fixação do ensino.

Músico
Acompanha o período de louvor, tocando algum instrumento ou apenas dirigindo os cânticos.
Ensina novos cânticos.

É muito importante que essa equipe sempre se reúna para orar, compartilhar bênçãos, necessidades e dificuldades do trabalho.

2.3 Adote um material de qualidade

Você pode criar o seu próprio currículo, planejando os temas que serão abordados durante todo o ano e buscando materiais existentes no mercado que o auxiliem na abordagem desse currículo.



Conclusão
No culto infantil a criança deve ser sempre incentivada para que ore, leia a Bíblia, aprenda e adore ao único e verdadeiro Deus.

domingo, 7 de junho de 2015

PARABÉNS PASTOR


“P” é para PACIÊNCIA  - “Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima”.(Tg 5.8)


“A” é para APASCENTAR - “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente”.(1Pe 5.2)


“R” é para RECOMPENSA - “ Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá recompensa”.(2Cr 15.7)


“A” é para ALEGRIA - “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.(Sl 100.1)


“B” é para BÊNÇÃO - “O Senhor vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos”.(115.14)


“E” é para ESPERANÇA - “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”.(Jr17.7)


“N” é para NARRAR - “Para narrardes... que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.(Sl 48.13,14)


“S” é para SANTIFICAR - “ O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(1Ts 5.23).




Read more: http://blogtiale.blogspot.com/2010/06/dia-do-pastor-textos-dinamicas-jogral.html#ixzz3cOlztOm3

Jogral Dia do Pastor

Jogral  01
PERSONAGENS
6 moças e um narrador.
CENÁRIO
O narrador deve colocar-se do lado esquerdo. O pastor e a esposa são convidados a sentarem-se do lado direito. As moças, à medida que forem entrando, vão se colocando no centro do palco. Cada moça levará uma das letra que formará a palavra PASTOR, presa no braço esquerdo, na mesma seqüência. As letras que formarão a palavra pastor devem ser bem grandes. As da palavra esposa poderão ser um pouco menor. Todas as letras devem ser de cor bem viva. uma fita presa atrás das letras servirá para amarrá-las no braço e no peito das moças
À medida que o narrador for falando, as moças vão entrando para formar a palavra pastor.
Narrador
Hoje, de maneira especial, agradecemos a Deus a vida do nosso pastor. Agradecemos a bênção de tê-lo como nosso guia espiritual, por sua vida e seu ministério..
(Entra a 1ª moça com as letra P no peito e E no braço, e fala
Prontidão
O nosso pastor está sempre pronto a nos atender. prontidão é uma característica sua. Em cada situação o nosso pastor antevê possíveis soluções e está sempre pronto agir sem demora. Muito obrigada, pastor pela sua prontidão.
(Entra a 2 moça ª com as letra A no peito e S no braço, e fala
Amor
Amor é outra característica do nosso pastor. Tantas vezes o pastor tem que dar de si, sem nada receber, amando o seu rebanho à semelhança de Cristo.
Muito obrigada, pastor, pelo seu amor!
(Entra a 3ª moça com as letra S no peito e P no braço, e fala
Solidariedade
O pastor está sempre solidário com as suas ovelhas. Sabe alegrar com os que se alegram e sofrer com os que sofrem, tendo sempre uma palavra de ânimo e conforto para as suas ovelhas. A SOLIDARIEDADE é outra característica do nosso pastor.
(Entra a 4ª moça com as letra T no peito e o no braço, e fala
Trabalho
Cuidar de cada ovelha, alimentá-la, protegê-la e ajudá-la a crescer, são atividades que ocupam o tempo do pastor. O seu trabalho não tem horário pré-estabelecido, são 24 horas do dia! E ele está sempre pronto a nos atender.
Muito obrigado, pastor, pelo seu trabalho.
(Entra a 5 moça ª com as letra O no peito e S no braço, e fala
Otimismo
Eis outra qualidade do nosso pastor: O OTIMISMO. O pastor tem sempre uma palavra de otimismo e de ânimo para dirigir às suas ovelhas. Ele nos ajuda a encarar os problemas e as horas difíceis com confiança, na certeza de que uma solução favorável, dada por Deus virá.
(Entra a 6ª moça com a letra R no peito e A no braço, e fala
Renúncia
Sim, a renúncia! Quantas vezes o pastor deixa seus próprios interesses para agir em favor de seu rebanho. Muito obrigada, pastor, pela sua grande renúncia!
Narrador
Por tudo isso, pastor, e por muito mais que o senhor representa para nós, a igreja do senhor, é bom podermos dizer:
Todas – somos muito gratos Pastor, nós te amamos no  Senhor!
PERSONAGENS
6 moças e um narrador.
CENÁRIO
O narrador deve colocar-se do lado esquerdo. O pastor e a esposa são convidados a sentarem-se do lado direito. As moças, à medida que forem entrando, vão se colocando no centro do palco. Cada moça levará uma das letra que formará a palavra PASTOR, presa no braço esquerdo, na mesma seqüência. As letras que formarão a palavra pastor devem ser bem grandes. As da palavra esposa poderão ser um pouco menor. Todas as letras devem ser de cor bem viva. Uma fita presa atrás das letras servirá para amarrá-las no braço e no peito das moças
À medida que o narrador for falando, as moças vão entrando para formar a palavra pastor.
Narrador
Hoje, de maneira especial, agradecemos a Deus a vida do nosso pastor. Agradecemos à bênção de tê-lo como nosso guia espiritual, por sua vida e seu ministério. Pois ele é o homem que Deus escolheu
 
Reconhecido pastor verdadeiro
Olhando para esta igreja
Leva pessoas a Jesus Cristo
Dignifica seu nome no que faz
Orando por quem é incapaz.
Sua vida nas mãos do senhor
Indo por onde for
Levará consigo a família
Vivendo com integridade
Amando a palavra e a verdade.
Seu lema, em qualquer lugar
Consigo sempre trará
Arraigado no coração,
para suas ovelhas cuidar

PRONTIDÃO, AMOR,  SOLIDARIEDADE, TRABALHO, OTIMISMO E RENUNCIA

(Entra a 1ª moça com a letra P no peito e no braço, e fala
Prontidão
O nosso pastor está sempre pronto a nos atender. prontidão é uma característica sua. Em cada situação o nosso pastor antevê possíveis soluções e está sempre pronto agir sem demora. Muito obrigada, pastor pela sua prontidão.
(Entra a 2 moças ª com a letra A no peito e S no braço, e fala
Amor
Amor é outra característica do nosso pastor. Tantas vezes o pastor tem mque dar de sis, sem nada receber, amando o seu rebanho à semelhança de Cristo.
Muito obrigada, pastor, pelo seu amor!
(Entra a 3ª moça com a letra S no peito e P no braço, e fala
Solidariedade
O pastor está sempre solidário com as suas ovelhas. Sabe alegrar com os que se alegram e sofrer com os que sofrem, tendo sempre uma palavra de ânimo e conforto para as suas ovelhas. A SOLIDARIEDADE é outra característica do nosso pastor.
(Entra a 4ª moça com a letra T no peito e o no braço, e fala
Trabalho
Cuidar de cada ovelha, alimentá-la, protegê-la e ajudá-la a crescer, são atividades que ocupam o tempo do pastor. O seu trabalho não tem horário pré-estabelecido, são 24 horas do dia! E ele está sempre pronto a nos atender.
Muito obrigado, pastor, pelo seu trabalho.
(Entra a 5 moça ª com as letra O no peito e S no braço, e fala
Otimismo
Eis outra qualidade do nosso pastor: O OTIMISMO. O pastor tem sempre uma palavra de otimismo e de ânimo para dirigir às suas ovelhas. Ele nos ajuda a encarar os problemas e as horas difíceis com confiança, na certeza de que uma solução favorável, dada por Deus virá.
(Entra a 6ª moça com a letra R no peito e A no braço, e fala
Renúncia
Sim, a renúncia! Quantas vezes o pastor deixa seus próprios interesses para agir em favor de seu rebanho. Muito obrigada, pastor, pela sua grande renúncia!
Narrador
Por tudo isso, pastor, e por muito mais que o senhor representa para nós, a igreja do senhor, é bom podermos dizer:
Todas – somos muito gratos Pastor, nós te amamos no  senhor!


Jogral 02

PERSONAGENS: 6 crianças mais ou menos do mesmo tamanhoum narrador.
CENÁRIO: O narrador deve colocar-se do lado esquerdo. As crianças, à medida que forem entrando, vão se colocando no centro do palco. Cada criança levará uma das letras que formará a palavra PASTOR. As letras que formarão a palavra pastor devem ser bem grandes. Todas as letras devem ser de cor bem viva.À medida que o narrador for falando, as crianças vão entrando para formar a palavra pastor.

Narrador: Hoje, de maneira especial, agradecemos a Deus a vida do nosso pastor. Agradecemos a bênção de tê-lo como nosso guia espiritual, por sua vida e seu ministério.

(Entra a 1ª criança com as letra P no peito e E no braço, e fala:)
Prontidão: O nosso pastor está sempre pronto a nos atender. Prontidão é uma característica sua. Em cada situação o nosso pastor antevê possíveis soluções e está sempre pronto agir sem demora. Muito obrigada, pastor pela sua prontidão.
(Entra a 2ª criança com as letra A no peito e S no braço, e fala:)
Amor: Amor é outra característica do nosso pastor. Tantas vezes o pastor tem que dar de si, sem nada receber, amando o seu rebanho à semelhança de Cristo.Muito obrigada, pastor, pelo seu amor!
(Entra a 3ª criança com as letra S no peito e P no braço, e fala:)
Solidariedade: O pastor está sempre solidário com as suas ovelhas. Sabe alegrar-se com os que se alegram e sofrer com os que sofrem, tendo sempre uma palavra de ânimo e conforto para as suas ovelhas. A SOLIDARIEDADE é outra característica do nosso pastor.
(Entra a 4ª criança com as letra T no peito e o no braço, e fala:)
Trabalho: Cuidar de cada ovelha, alimentá-la, protegê-la e ajudá-la a crescer, são atividades que ocupam o tempo do pastor. O seu trabalho não tem horário pré-estabelecido, são 24 horas do dia! E ele está sempre pronto a nos atender.Muito obrigado, pastor, pelo seu trabalho.

(Entra a 5ª criança com as letra O no peito e S no braço, e fala:)

Otimismo: Eis outra qualidade do nosso pastor: O OTIMISMO. O pastor tem sempre uma palavra de otimismo e de ânimo para dirigir às suas ovelhas. Ele nos ajuda a encarar os problemas e as horas difíceis com confiança, na certeza de que uma solução favorável, dada por Deus virá.

(Entra a 6ª criança com as letra R no peito e A no braço, e fala:)
Renúncia: Sim, a renúncia! Quantas vezes o pastor deixa seus próprios interesses para agir em favor de seu rebanho. Muito obrigada, pastor, pela sua grande renúncia!
Narrador: Por tudo isso, pastor, e por muito mais que o senhor representa para nós, é bom podermos dizer:

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ELISEU O PROFETA QUE DEFENDEU SEU PAIS

                                        

Eliseu ora para que Deus abrisse os olhos do rapaz para que ele visse o monte cercado de cavalos e carros de fogo. Eram os anjos de Deus, prontos para defendê-los de todos os inimigos.

Texto Bíblico: 2 Reis 6.8-23


 Eliseu teve um ministério extremamente eficaz em toda a nação de Israel como em outras nações. Hoje veremos acontecimentos que envolvem o rei da Síria.
Deus sempre procura servos fiéis que se posicionem afim de que, o Nome DELE seja glorificado.

Objetivo

 Conduzir os alunos a confiarem que Deus sempre está a nos proteger. Não importa dificuldade que venha  nos afligir, ELE sempre  está conosco e nos salvará.


Exercitando a memória 

“Deus mandará que os anjos Dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for.” (Sl 91.11 – NTLH).

Deus sempre está a nos proteger. Lemos nas Escrituras que uma das funções dos anjos é proteger os servos de Deus. Os anjos são mensageiros de Deus, logo também nos transmitem suas ordens. Eles não ficam visíveis, a não ser em ocasiões que seja necessário, eles sempre cumprem fielmente as ordens de Deus.

Crescendo no conhecimento

Hoje continuaremos aprendendo sobre o profeta Eliseu, lembram-se dos milagres que Deus realizou através dele: Isso mesmo, água foi purificada, veneno foi tirado de um cozido, pães foram multiplicado e muitos comeram. Que coisas maravilhosas aconteceram, não é mesmo?
Nos dias do profeta Eliseu, houve guerra intermitente entre Israel e a Síria. O rei da Síria se chamava Ben-Hadade e planejou várias emboscadas para apanhar o rei de Israel. Mas o profeta Eliseu mandou um recado ao rei de Israel, avisando-lhe que não fosse para perto daquele lugar, pois os sírios estavam ali esperando escondidos para atacá-lo.

Então o rei de Israel avisou os homens que moravam naquele lugar, e eles ficaram alerta. Isso aconteceu várias vezes. O rei da Síria ficou muito aborrecido; então chamou os seus oficiais e lhes perguntou: 

— Qual de vocês está do lado do rei de Israel?

Um deles respondeu:

— Nenhum de nós, ó rei. O profeta Eliseu é quem conta ao rei de Israel tudo o que o senhor fala até mesmo dentro do seu próprio quarto.

Então o rei ordenou: 

— Descubram onde ele está, que eu o prenderei.

Contaram-lhe que Eliseu estava em Dotã, e ele mandou para lá uma grande tropa de soldados com cavalos e carros de guerra. Os soldados sírios chegaram de noite à cidade e em silêncio cercaram toda a cidade.

No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa para apanhar água. Então ele viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Geazi tomou um susto!!!

Voltou correndo e entrou em casa gritando para Eliseu: 

— Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer?

Mas, Eliseu já sabia o que estava acontecendo e disse: 

— Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.

Então Eliseu orou assim: 

— Ó SENHOR Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja!

Geazi não entendeu nada e pensou: “como que eu veja? Eu não sou cego!”

Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que Geazi visse algo que ele nunca imaginou ver, ele viu que ao redor dele e de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo, eram anjos que vieram para protegê-los.

Quando os sírios viram Eliseu atacaram, mas Eliseu não estava com medo e orou assim: 

— Ó SENHOR Deus, faze com que esses homens fiquem cegos! 

Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que os soldados sírios ficassem cegos.

Então Eliseu foi falar com eles e disse: 

— Vocês estão no caminho errado; esta cidade não é a que estão procurando. Venham comigo, que eu vou levar vocês até o homem que estão procurando. 

E os guiou até a cidade de Samaria, onde todos os soldados israelitas estavam.

Logo que chegaram lá, Eliseu orou assim: 

— Ó SENHOR Deus, abre os olhos deles e deixa que eles vejam. 

Então Deus fez com que os sírios enxergassem de novo, e eles viram que estavam dentro da cidade de Samaria, cercados pelos soldados israelitas, que imediatamente os prenderam.

Então o rei de Israel, perguntou a Eliseu: 

— Devo matá-los, senhor? Devo matá-los?

Mas Eliseu respondeu veemente:

—Não! De jeito nenhum! Por acaso, o senhor mata os soldados que são feitos prisioneiros na guerra? Dê de comer e de beber a estes aqui e deixe que voltem para o rei deles.
Então o rei de Israel mandou fazer uma grande festa para aqueles sírios. E, depois que comeram e beberam, ele os mandou de volta para o rei da Síria são e salvos. E todos aqueles soldados e muitas pessoas na Síria creram no Deus de Israel, um Deus poderoso que realiza milagres e ainda cuida do seu povo. Daí em diante os sírios pararam de atacar a terra de Israel. 

                     


 
                                                                 DINÂMICA: FÉ

Objetivo: compreender que Deus recompensa a fé do cristão e que sua atitude de confiança
inabalável fortalece a vida de muitas pessoas.

Material: cinco metros de fio de nailon, moldes de pés feitos em cartolina ou papel cartão, caneta, fita adesiva.

Procedimento: começe a dinâmica distribuindo os desenhos dos pés. Depois peça que cada um escreva neles uma necessidade e os passos que precisam dar para alcançar uma promessa feita por Deus ou conquistar alvos na vida cristã. Depois que todos escreverem, com o pedaço de fita adesiva, fixe os desenhos dos pés na estrada invisivel ( o fio de nailon) e estique bem o fio. De longe só vai aparecer os pés.
     Termine falando que as pessoas da Bíblia não eram grandes por sua capacidade ou poder. Elas simplismente eram importantes porque tinham fé em um grande Deus. Elas caminhavam na estrada invisível da fé (Hb 11.6).

Fonte: Revista Ensinador cristão ano 6 nº 23 Julho/Agosto?Setembro-2005. 


http://elisjua.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html