EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

domingo, 23 de junho de 2013

COMO ORGANIZAR O MINISTÉRIO INFANTIL



 
REFLITA NESTAS PERGUNTAS ... 


 Qual a situação da sua igreja hoje?
 1. Departamento sem liderança?
 2. Poucas pessoas envolvidas?
 3. Material didático bagunçado?
 4. Classes com idades diversas (sem divisão)?
 5. Espaço físico inadequado?
  
O que fazer? 

 1. Conversar com pessoas que já foram envolvidas ou gostariam de se
envolver com o MINISTÉRIO.
 2. Marcar uma reunião e levantar uma liderança
 3. Fazer uma pesquisa com os cooperadores para saber qual faixa
etária gostaria de trabalhar, se tem alguma experiência em ensinar,
qual a disponibilidade de tempo.
 4. Dividir por faixas etárias.
 5. Montar um currículo.
 6. Separar algum material existente e/ou comprar (ou imprimir) o
necessário baseado no currículo .
 7. Dar cursos, convidar pessoas para ministrar cursos, incentivar a
leitura de livros e a participação dos professores em cursos fora da
igreja.
 8. Elaborar uma filosofia de ministério com crianças.
  
Como estabelecer uma filosofia de ministério?
  
     Não é fácil estruturar um MINISTÉRIO INFANTIL na igreja, por isso
se você não é o pastor da Igreja, incentive-o, mostre o seu projeto,
envolva-o e é claro, ore a Deus, pois Ele é o que opera em vós tanto
o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade Filipenses 2:13
        A filosofia de Ministério Infantil deve ser estabelecida em cima de
algumas perguntas:

1.-O que é o MINISTÉRIO  INFANTIL?
 2.-Qual a razão da existência dele?
 3.-Onde você quer chegar com ele?
 4.-Quais são seus valores?
 5.-Quais são seus alvos e propósitos?
 6.-Que tipo de pessoa você quer na sua equipe?
 (lembre-se que a Equipe deve conhecer OS PLANOS E OS PROPOSITO  DO
MINISTÉRIO INFANTIL )
  
Detalhamentos dos alvos

1.-O quê é? (Escola Bíblica , Culto Infantil, EBF)

2.Por quê? (Qual o objetivo)

3.Quem? (Quais são as pessoas envolvidas)

4.Como? (todos os detalhes envolvidos para executar o evento)

5.Quando? (Domingo de manhã, à noite, férias)

6.Quanto? (qual o custo de cada alvo)

7.Onde? (local para o desenvolvimento dos alvos propostos)
  
    Rotina Básica
    Demonstração das atividades e incumbências básicas e gerais do
Ministério.
     Dá uma visão  das responsabilidades do Ministério, uma vez que o
Ministério Infantil é muito mais que a Escola Bíblica , EBF ou Culto
Infantil .
  
    Escolhendo sua equipe... 

     Sua equipe deve ser composta de pessoas que possuem os 5 C's
 Crendo - em Jesus e sua Palavra
 Convivendo - com os irmãos em comunhão , sendo sempre submisso á
sua Liderança e Pastores.
 Crescendo - assistindo aos cultos, buscando verdadeiramente a
Deus , jejuando e orando .
 Cooperando - servindo na igreja , não medindo esforços , dedicando -
se  sempre no seu ministério.
 Comunicando - o amor de Deus, evangelizando .

 FONTE:http://cultoeebdinf.blogspot.com.br/

Confeccionando o livro de oração.



Livrinho de Oração





A Sandra Mac elaborou um livrinho de oração que, além de muito fofinho, dá um estímulo às nossas crianças
além de ajudá-las a lembrar dos pedidos. Lembrem-se de ensiná-los a anotar as respostas das orações feitas também!


sábado, 22 de junho de 2013

Preparando lições Bíblicas para crianças


“E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou”. (Marcos 10:13-16)

Qual o nosso verdadeiro papel?

  • Não somos apenas professoras, somos Pastoras de ovelhinhas preciosas para Cristo.
    As crianças devem ser o centro de nossos interesses.
  • O desejo de Jesus era o ensino das crianças e que elas estivessem perto dele, portanto é nosso dever ensinar as crianças sobre Cristo.
  • Devemos conhecê-las para traçarmos objetivos possíveis.
    As criança são:
  • Brincalhonas.
  • Gostam de fazer de conta.
  • São curiosas.
  • Amorosas.
  • Dinâmicas.
  • Aprendem pelos órgãos dos sentidos.
  • Recebem as verdades bíblicas com pureza de fé.
    O que ensinar?
  • O ensino cristão é cooperar com Deus na modelagem do caráter cristão.
  • Os Ensinamentos: Serviço, adoração, temor, leitura bíblica, pregação, oferta.
    Tipos de ensino:
  • Para crianças Salvas: Objetiva crescimento espiritual.
  • Para crianças não Salvas: Objetiva salvação.
    Pontos indispensáveis para lição evangelística
  • Deus ama você(Jo 3.16);
  • Você é pecador (Rm 3:23 e 6;23)
  • Você pode fazer parte da família de Deus (1Co 15:3 e 1Jo 1:7b)
  • Você terá a vida eterna (Jo 3.36 e Jo 5:2)
    Passos para preparar a lição:
  • Observar as necessidades das crianças.
  • Traçar objetivos.
  • Prepare o seu coração e ore para que Deus prepare o coração das crianças.
  • Dependa do Espírito Santo (flexibilidade de planejamento).
  • Leia a passagem bíblica, diretamente da Bíblia.
  • Medite no que a história fala em seu coração e onde você pode encaixar os dois tipos de ensinamentos para as crianças.
  • Consulte comentários bíblicos e outras fontes de pesquisa.

    Partes da HistóriaIntrodução:uma pergunta refernete a uma parte importante da história, porém que não revele o defeicho da mesma; uma ilustração referente ao assunto, por exemplo fotos de tipos de uniformes(bombeiros, astronauta, soldados) para contar a história da armadura de Deus; um evento interessante da história, Uma história do dia a dia que se assemelhe com a bíblica.
    Andamento: liste os eventos da história em ordem. Escreva as referências dos versículos e o ensinamento para cada momento quando apropriado.
    Clímax: ponto alto da história onde o conflito é resolvido.
    Conclusão: finalização da história, deve ser curto e claro.
    Desafio: desafio prático para um período de uma semana, lembrar de perguntar na semana seguinte se as crianças conseguiram realizar o desafio.
Referências:Bíblia de Recursos para o ministério com crianças[tradução da Bíblia]Jõao Ferreira de Almeida; notas e material adicional Neyd Siqueira.2 ed. rev. e atual.-São Paulo:Hagnos,2003.

Enviado pela Sandrinha Fernandes - Grupo EBD

quinta-feira, 13 de junho de 2013

CAMPANHA DO PÉZINHO - COMO ARRECADAR OFERTAS.

Idéias para arrecadar grana para o Departamento Infantil  e Missões

PREPARANDO O MATERIAL:

1. FAÇA VÁRIOS PÉzINHOS DE EVA
(PODE SER DE QUALQUER COR E QUALQUER TAMANHO)
NA MINHA IGREJA USAMOS VÁRIOS RETALHOS QUE ESTAVAM GUARDADOS.

2. FAÇA EM TNT BRANCO FORRO PARA COLOCAR ATRÁS DOS PÉzINHOS, MAS NA HORA DE COLAR, COLE O TNT NOS PÉzINHOS DEIXANDO UM LADO SEM COLAR, PARA FICAR COMO SE FOSSE UM ENVELOPE.

COMO SERÁ A CAMPANHA?

ENTREGUE PARA AS PESSOAS DA SUA IGREJA OS ENVELOPES DE PÉZINHO PARA AS PESSOAS E CADA PESSOA DEVERÁ CONTRIBUIR DE ACORDO COM O NÚMERO DO CALÇADO QUE USA.

EXEMPLO: SE A PESSOA CALÇA NÚMERO 34 DEVERÁ COLOCAR R$ 3,40 NO ENVELOPE.
SE A PESSOA CALÇA 40, DEVERÁ COLOCAR R$ 4,00 NO ENVELOPE.

MARQUE A DATA PARA TODOS DEVOLVEREM O ENVELOPE DO PÉZINHO COM AS OFERTAS.

FONTE: PORTAL DA ESCOLA DOMINICAL


sábado, 8 de junho de 2013

Programação Especial: Dia do Pastor!!!


Montamos a seguinte programação para homenagearmos o nosso pastor:


Abertura: Noticiário Especial - Dia do Pastor

Participação: Dois adolescentes: Um rapaz e uma moça apresentarão o noticiário.

Efeito sonoro de Telejornal (ABERTURA)

Moça: Bom dia (Boa noite) senhores e senhoras, adolescentes, crianças, moças e rapazes - temos para todos uma notícia muito importante.

Rapaz: Mas... não queremos, neste instante falar o mesmo que a TV.

Moça: Não pretendemos anunciar uma recente descoberta

Rapaz: nos laboratórios científicos dos Estados Unidos.

Moça e Rapaz: Não comentaremos a subida do dólar

Moça: nem as guerras do Oriente Médio.

Rapaz: A nossa é uma notícia simples mas que nos enche de felicidade!

Moça e Rapaz: Hoje é o Dia do Pastor!!!

Moça: dia que comemoramos nas igrejas da cidade e também nas igrejas do interior.

Rapaz: E com sincera alegria, rogamos agora a Deus que Ele o cubra de bençãos neste seu dia

Moça:  É o desejo de toda a nossa igreja.

Rapaz: Desde a menor criancinha, os rapazes aos mais velhos.

Moça e Rapaz: Pois na verdade, o senhor tem sido um amigo da gente

Moça: Ouvindo e orientando quando temos dificuldades

Rapaz: Ou sorrindo conosco em tempo de felicidade...

Moça e Rapaz: Por tudo isto a nossa notícia é bem mais especial.

Moça: Mais bonita e mais interessante do que uma viagem de ônibus espacial.

Rapaz: Parabéns pastor, pela data que hoje comemoramos!

Moça: E por que muito o amamos, a Deus queremos agradecer por tê-lo escolhido para a nossa igreja.

Rapaz: E agora, muito contentes, ainda temos a dizer:

Moça e Rapaz: No dia de sua festa, nós é que temos o presente,

Moça: o presente de tê-lo entre nós.

Moça e Rapaz: Felicidades pastor, Muitas felicidades.

Moça: Obrigada a todos pela atenção... estaremos encerrando o nosso Noticiário Especial, ao som da música Ao pastor com carinho, de Cristina Mel com as imagens de uma coreografia em homenagem ao nosso querido pastor (...).

Rapaz: Um bom fim de semana a todos e até a próxima!
Apresentação - Coreografia - solo: música de fundo: Ao pastor com carinho, de Cristina Mel

Letra da Música: 

Há um Pastor maior
Na vida do pastor
E o que seria do pastor
Ah, se não fosse o Senhor
E o que seria da igreja
Se não fosse o amor
D'aquele a quem Deus,
Um dia, consagrou.

Pastor que também é ovelha
E é por Deus apascentado
Vem hoje aos braços do amado
E lança todos os teus fardos
Se às vezes, sobrecarregado
Te sentes desorientado
O teu clamor é sempre ouvido
Jesus sempre estará contigo

Ser um pastor é bem assim
Se sente só na multidão
E às vezes pede o coração
Um ombro amigo, um irmão
Mas é nos braços do senhor
Que tu encontras teu valor
Se o preço é alto, meu irmão
Grande é teu galardão

Jesus é o bom pastor
E Ele é Teu amigo e Teu senhor
E sempre estará contigo


Apresentação das crianças do Maternal e do Jardim de Infância: Cesta de Frutas - um presente especial para o nosso pastor.


Fundo Musical: Instrumental

Uma criança falará: Trouxemos um presente especial do coração de Deus para o nosso querido pastor... (e depois entregará ao Pastor uma cesta vazia)

As outras crianças entrarão uma a uma, cada uma com uma fruta na mão e segurando uma plaquinha escrito nela uma qualidade (fruto do Espírito), mostrando para a platéia e para o pastor.

Entregarão ao pastor as frutas uma a uma, colocando-as na cesta. Se posicionarão todos em volta do pastor.

Por último uma criança falará: Pelos frutos se conhece a árvore. E não pode uma arvore boa produzir maus frutos. Assim cada fruto representa o que Deus e a igreja desejam ao pastor (...).

As crianças que estão posicionadas em volta do pastor, lhe darão um abraço coletivo e dirão todos juntos: Nós te amamos pastor (...).

Narração: Hum... Já que acabamos de dizer ao Pastor o que Deus e nós queremos dele, que tal agora uns bons conselhos à Igreja?! Vamos ouvir então, os Pré-adolescentes apresentando dez formas para tornar agradável o Dia do Pastor.


Apresentação dos Pré-adolescentes:


Dez formas para tornar agradável o Dia do Pastor.



1. Elogia seus sermões
O maior medo de um pastor consiste em se achar inadequado no púlpito. Elogiando-o honestamente, você apaga a sua ansiedade.

2. Não seja previsível.
Quando ele não estiver procurando por você, esteja lá. Quando o pastor não espera sua ajuda, ajude-o.

3. Valorize o Dia do Pastor.
Se sua igreja geralmente falha e esquece deste dia, tome a iniciativa. Os benefícios para ele são evidentes.

4. Lembre-se do seu aniversário.
Um presente adequado ou uma festa-surpresa dirá muito ao pastor sobre o quanto ele é amado. Mesmo que pareçam que não ligam, por dentro ficam felizes.

5. Apóie seus projetos.
Às vezes, você fica tão entusiasmado com seus próprios projetos que se esquecem daqueles que são caros para o seu pastor. Quando você participa dos projetos que ele propõe, está dizendo que se interessa por seus sonhos e aspirações e que você está pronto para ajuda-lo nas suas realizações.

6. Pague um almoço para ele.
Comunhão, discussão e refeição -- que bela combinação. Pode ser tudo o que o seu pastor precisa, especialmente se for num bom restaurante.

7. Reconheça suas realizações.
Seja o primeiro a comentar, na igreja ou em casa, o novo livro do seu pastor ou algum destaque que recebeu. Todos gostamos que as pessoas notem nossas conquistas. Seu pastor também.

8. Faça parte de sua equipe.
Deixe de lado o seu programa e integre a equipe do pastor. Troque o "eu" por "nós" nas tarefas da igreja. Seu pastor vai notar a diferença. Ele perceberá seu esforço em participar da equipe.

9. Organize uma equipe de oração do pastor.
Atue como o coordenador desta equipe. Ore publicamente pelo seu pastor. Ore individualmente pelo seu pastor.

10. Ponha seu pastor em primeiro lugar aos olhos da congregação.
Quanto mais crédito você dá a seu pastor mais crédito você terá. A congregação honrará você por honrar ao seu pastor.

Os pastores são verdadeiros homens de Deus. Lançando mão destas ações você mostrará seu amor e seu apoio e tornará mais fácil o trabalho do seu pastor. Isto lhe dará ânimo para continuar.

Apresentação dos Juniores:

Acróstico: Parabéns pastor!


“P” é para PACIÊNCIA 
“Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima”.(Tg 5.8)

“A” é para APASCENTAR 
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente”.(1Pe 5.2)

“R” é para RECOMPENSA
“ Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá recompensa”.(2Cr 15.7)

“A” é para ALEGRIA
“Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.(Sl 100.1)

“B” é para BÊNÇÃO
“O Senhor vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos”.(115.14)

“E” é para ESPERANÇA
“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”.(Jr17.7)

“N” é para NARRAR
“Para narrardes... que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.(Sl 48.13,14)

“S” é para SANTIFICAR
“ O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”(1Ts 5.23).


Apresentação dos adolescentes:

Perfil de um homem de Deus



     “Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Era homem de profunda piedade e discernimento espiritual, inteiramente dedicado à realização dos propósitos de Deus referentes a Israel (...) Foi chamado para guiar a Israel em algumas das maiores crises de sua história, e chega quase à estatura do próprio Moisés. Sem qualquer vontade de sua parte, viu-se no papel de ‘fabricante de reis’, pois foi comissionado a ungir a Saul, o primeiro rei, então a Davi, o maior dos reis de Israel”. 1
            É justamente dessa vida de que vamos pinçar alguns traços para compor o perfil de um homem de Deus.

1. Chamada — Ninguém pode se apresentar onde quer que seja como homem de Deus a não ser que tenha sido chamado. E quem chama é o próprio Deus: “Rogai, pois ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.38). Foi assim com Abraão: “Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12.1); foi assim com Moisés: ”Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel” (Êxodo 3.10); foi assim com Paulo: “mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer” (Atos 9.6). O homem de Deus tem uma inequívoca chamada de Deus: ”Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve” (1Samuel 3.10). Você se lembra do dia em que Deus o chamou?


2. Preparo — Quando Deus chama alguém para uma tarefa específica na sua seara, Ele mesmo provê o preparo necessário. Às vezes, antes da própria chamada, como ocorreu com Moisés (na casa de Faraó), com Paulo (aos pés de Gamaliel). O homem de Deus precisa de preparo, e na vida de Samuel percebemos esse traço bem delineado: “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino...” (1Samuel 2.18); “Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor, como também diante dos homens” (1Samuel 2.26). É interessante notar que Lucas, ao descrever o crescimento de Jesus, praticamente copia este último verso (cf. Lucas 2.52). O preparo de Samuel foi integral: compreendeu teoria e prática. E o seu preparo, como tem sido?



3. Trabalho — Este traço na vida de Samuel extrapola o seu tempo: “Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida. De ano em ano rodeava por Betel, Gilbal e Mizpá, julgando a Israel em todos esses lugares. Depois voltava a Ramá, onde estava a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor” (1Samuel 7.15-17). Nestes tempos de ativismo é bom prestar atenção a essas palavras. O texto deixa claro que Samuel, embora trabalhasse todos os dias, era um homem organizado. Seu trabalho submetia-se a um planejamento anual. Será que temos conseguido planejar nosso trabalho pelo menos pra uma semana? O homem de Deus precisa ser devotado ao trabalho: “Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar” (Josué 9.4).


4. Fé — O quarto traço que pretendo avivar neste perfil do homem de Deus é a fé. Sem fé a chamada perde todo o seu sentido; sem fé, o preparo é incompleto; sem fé, o trabalho é infrutífero: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). O homem de Deus precisar ser, necessariamente, um homem de fé. Samuel o foi. A casa de Israel estava afastada de Deus e entregue a toda a sorte de idolatria. Os filisteus eram ameaça iminente. Diante dessa situação caótica Samuel reúne o povo para dizer que a esperança está em Deus. Começa com uma condição: “Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor” e conclui com uma promessa: “ele vos livrará da mão dos filisteus” (1Samuel 7.3). O povo aceitou o desafio, voltou-se para Deus, confessando seu pecado e livrando-se dos ídolos. O inimigo veio com toda a sua fúria, enquanto o povo mais se aproximava de Samuel: “Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós para que nos livre da mão dos filisteus (1Samuel 7.9). Indiferente ao ataque do inimigo, Samuel ofereceu um cordeiro em holocausto, clamou ao Senhor, e o Senhor honrou a sua fé: “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegavam para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel” (1Samuel 7.10). O homem de Deus precisa não somente de fé; é necessário que ele viva a sua fé, diante do povo.

5. Transparência — Mais do que em qualquer outra época o ministério precisa de transparência. Vivemos numa época de golpes, de falcatruas; estamos no tempo em que a lei é levar vantagem em tudo. Nunca a figura do pastor foi tão aviltada, até porque está muito difícil estabelecer a diferença que existe entre pastor e pastor. Na vida de Samuel o texto fala por si só: “Eis-me aqui! Testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido. De quem tomei o boi? ou de quem tomei o jumento? ou a quem defraudei? ou a quem tenho oprimido? ou da mão de Deus tenho recebido suborno para encobrir com ele os meus olhos? E eu vo-lo restituirei. Responderam eles: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma da mão de ninguém. Ele lhes disse: O senhor é testemunha contra vós, e o seu ungido é hoje testemunha de que nada tendes achado na minha mão. Ao que respondeu o povo: Ele é testemunha” (1Samuel 12.3-5). A vida do homem de Deus deve ser marcada pela transparência: ampla; geral; irrestrita.


6. Amor — Na composição do perfil de um homem de Deus, sem dúvida, o amor é um traço de todo indispensável. Aliás, o traço do amor, de tão importante que é, não sobressai, justamente porque, estando presente em todos os demais, confunde-se com eles. A vida de um homem de Deus é uma vida de amor. Assim é que, na vida de Samuel, não vou destacar um momento caracterizado pelo amor. A sua vida inteira foi uma vida permeada pelo amor. “Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida” (1Samuel 7.15). Se você quer ser um verdadeiro homem de Deus, comece por amar o povo.


7. Humildade — Para completar este perfil em que estamos trabalhando, vamos pinçar o sétimo e último traço, característico da vida de Samuel —  a humildade. Se o homem aceita o desafio da chamada, adquire o preparo necessário e se dedica ao trabalho com fé, transparência e amor, com certeza Deus vai atuar grandemente em seu ministério, e é aí que ele vai ter que demonstrar toda a sua humildade. Embora seja tentado, a cada momento, a achar que é ele quem está realizando uma grande obra, não pode perder de vista o fato de que é Deus quem realiza, através da sua instrumentalidade. Se porventura há honra, glória, louvor, tudo deve ser dirigido única e exclusivamente a Deus. A postura do homem de Deus é aquela recomendada pelo Mestre: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somo servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer” (Lucas 17.10). Foi a atitude de Samuel. Embora a sua atuação tenha sido decisiva na derrota dos filisteus, ele fez questão de deixar bem claro para o povo que todo o mérito pertencia ao Senhor. “Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1Samuel 7.12).

Você é um homem de Deus? Como está hoje o seu perfil? A minha oração neste seu dia é que o povo tenha condição de dizer a seu respeito:

“Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado; tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir” (1Samuel 9.6).

Apresentação do Primário:

Oração pelo Pastor


Ao meu Jesus querido,
Eu peço em oração:
Abençoe nosso pastor Segure bem firme sua mão.
Dá-lhe saúde física Para agüentar o batente.
Eu peço, Senhor, e insisto
Que sempre e sempre o sustente.
Dá-lhe sempre a firmeza Em todos os seus ideais,
Que ele possa ir em frente E não regrida jamais.

Pai Santo, enriqueça seus planos,Seus ideais sacrossantos,
Revista-o de sabedoria,Cobrindo-o com o teu manto.

Abençoe sua família,Cubra-a com a tua graça,Que sejam todos uma bênção,
Eu peço que assim o faças!

Graças te dou, ó Senhor,Por tão preciosas vidas,Consagra, protege, ilumina,Essa família tão querida. 

E por todas essas vidas,Que eu amo de coração,Que nunca lhes falte nada,Essa é a minha oração.



Palavra final ao pastor: 

Pastor...


Vejo em você, Pastor Uma pessoa diferente,Uma vida que nos inspira,Que nos encoraja a fé,Que nos traz esperança,Que nos leva a olharPara o futuro distante E pressentir glórias inefáveis.Nós reconhecemos, Pastor,O quanto a nossa vida Depende da sua vida.

O vaso precioso que você é Nas mãos do Senhor, A conduzir-nos Pelo caminho da verdade.Por isso, em data tão significativa,Com o respeito e a admiração Que você sempre mereceu,Trazemos-lhe, de todo o coração,Esta palavra sincera,Um abraço amigo E o nosso "Muito Obrigado"!



Todas as crianças cantarão juntas, encerrando a programação.

Como falar de alguém tão especial
Que cuida de mim
me faz bem assim
Um amigo sem igual
E nas dificuldades
ele está junto a mim
Sua vida tem dado 
e com ele ao meu lado
Sinto o amor de Deus, oh sim

O bom pastor
Dá a vida por seu rebanho
Dá alimento e atenção
Como um verdadeiro pai
O bom pastor
Sempre está ao nosso lado
Nos cativa a ama-lo 




segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como ensinar cânticos para as crianças




A.  INTRODUÇÃO:
Vivemos em um tempo de muita música. Os avanços tecnológicos têm facilitado tanto a produção como a distribuição de material musical as pessoas. Com apenas um computador, você pode gravar um CD com relativa qualidade. Estamos imersos no mundo da música. Há música em casa, na escola, na televisão, nos restaurantes, nos “shoppings”, pela rua e em todo lugar. Mesmo assim, o período de cânticos nas nossas aulas muitas vezes tem sido um desastre. Tradicionalmente, os evangélicos sempre foram um povo que souberam utilizar bem a música. Desde Lutero, que revolucionou a música sacra, trazendo a música popular para dentro do culto, muito tem acontecido na área musical da igreja.
Hoje vivemos um tempo de consumismo exacerbado, até mesmo dentro das igrejas. Muitas bandas e cantores evangélicos vendem sua música, inclusive para as crianças, sem muito critério de qualidade musical ou profundidade teológica na poesia. Onde nós, professores de crianças, ficamos em tudo isso? Entramos nessa onda e vamos usando todo tipo de material ou nos colocamos em posição defensiva, insistindo nas mesmas músicas que sempre foram utilizadas com as crianças? Será que existe um ponto de equilíbrio em tudo isso? Como podemos atrair as crianças de hoje com músicas que, além de encantadoras, contenham a mensagem que queremos transmitir? É o que vamos discutir em nosso seminário.
1.                     Base Bíblica.
A Bíblia fala em vários lugares sobre cantar, louvar e adorar ao Senhor, porém há um trecho em especial onde aparecem crianças louvando a Jesus. Em Mateus 21:15 encontramos Jesus no templo e crianças gritando: “Hosana ao Filho de Davi!” Quando questionado pelos sacerdotes e escribas, Jesus cita o Salmo 8:1 e 2 e nos premia com uma das declarações mais lindas da Bíblia: “Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor.” Isto nos dá a entender de que é possível a criança, mesmo pequenina, louvar e adorar ao Senhor. Perceba a alegria das crianças em louvarem a Jesus, elas estavam gritando de tão animadas. Perceba também a verdade proferida por elas, verdade que muitos adultos ainda não tinham compreendido.
2.                     Os cânticos na aula.
Em primeiro lugar, vamos definir de que cânticos nós estamos falando. Os cânticos usados durante a aula são diferentes das músicas que usamos para um coral infantil ou outras apresentações musicais. Eles devem ter algumas características, as quais relacionamos a seguir:
a)                    Melodia simples.
Uma linha melódica simples e fácil de se aprender, que não exija muito esforço para se cantar. Sem saltos demasiados e em uma tessitura adequada às crianças. Que seja agradável o suficiente para que a criança tenha vontade de cantar.
b)                    Relativamente curtos.
Canções muito compridas se tornam cansativas. Conforme a idade das crianças varia o tamanho do cântico. Crianças menores, cânticos menores e crianças maiores, cânticos maiores.
c)                     Fáceis de decorar.
Os melhores cânticos para uma aula são aqueles fáceis de aprender. Se ensinados na classe, a criança, ao chegar em casa, consegue cantar para a família, pelo menos o estribilho.
d)                    Mensagem bíblica e clara.
A letra do cântico deve conter verdades bíblicas. Não deve ter elementos duvidosos ou que não podem ser provados pela Palavra de Deus. A letra também deve ser clara o suficiente para que a criança compreenda o que está cantando.


      B.  ATRAÇÃO
A criança não canta por obrigação, mas o faz por prazer. Para ela é natural cantar quando está alegre, quando está brincando ou fazendo outras coisas de que gostam. Porém, não são todas as músicas que atraem a criança e não são todas as crianças atraídas pelo mesmo tipo de música. Depende muito da vivência musical de cada uma. A família, a escola e a televisão são alguns dos fatores que influenciam no seu gosto musical. Quando ela chega para o período de cânticos, ela tem algumas expectativas do que vai acontecer. Nós, professores, também temos algumas expectativas deste período. Deus também. Como fazer para todas as expectativas envolvidas se harmonizem e tornem o período de cânticos agradável e atraente para todos?
1.                     Expectativas:
a)                    O que a criança espera do período de cânticos.
(1)                    Que seja prazeroso.
Não há nada pior para a criança do que ser obrigada a fazer algo que ela não goste ou que ache chato. Lógico que na vida nem tudo é prazeroso, porém cantar não deve nunca parecer chato ou monótono. A criança precisa sentir prazer no que faz. Ela espera vibrar quando canta e não quer ouvir bronca de que está cantando baixinho, que está desanimada ou desafinada. Se ela não achar graça na música, ela automaticamente se inibe em cantar.
(2)                    Que seja possível a sua participação.
Também é muito difícil a criança se interessar por cânticos que não consiga cantar. Seja porque a melodia está numa tessitura inadequada, a letra é tão complicada que ela não consegue pronunciar ou o cartaz está tão ilegível que ela não consegue ler. Se ela não consegue acompanhar, perderá o estímulo de cantar. Criança também não gosta muito de sentar quieta para ouvir música. Ela não tem muita paciência de assistir grupos musicais se apresentando, a não ser que haja todo um esquema para ela se interessar, como um show.

(3)                    Que ela possa se expressar através dos cânticos.
A música deve falar o que a criança sente, tanto no aspecto musical, como poético. Se for uma música que não tem nada a ver com a realidade dela, ela logo se desinteressará. Uma letra fora do contexto infantil acabará por fazê-la viajar e não prestar atenção no que está fazendo. Ela precisa sentir que o cântico faz parte do seu mundo e que a poesia fala sobre o que ela sente.
(4)                    Que contenha elementos conhecidos.
Um momento de cânticos onde tudo é novo, fica complicado para a criança. A não ser que seja a primeira vez dela na classe, a criança quer ouvir e cantar o que já é conhecido. Criança gosta de repetição. E quanto mais nova ela for, mais repetição deve haver. Devemos ensinar cânticos novos, porém sempre temos de cantar os já conhecidos. A poesia deve falar do que a criança conhece. Se ela não sabe o significado do que está cantando, logo ela vai perder o interesse. Não que tudo tenha de ser conhecido, mas deve haver pontos que remetam a momentos anteriores.
b)                    O que o professor espera do período de cânticos.
(1)                    Que todas as crianças participem com interesse.
É evidente que o professor quer que todas as crianças cantem e participem com alegria do momento de cânticos. É frustrante ver crianças desatentas ou desanimadas durante este período. Não há nada mais gratificante que ver o rostinho brilhando, enquanto cantam e louvam a Deus.
(2)                    Que auxilie os demais períodos da aula.
O professor espera que os cânticos levem ao louvor e à adoração. E que ajudem com a reverência na oração, na atenção para a lição bíblica, na animação para os concursos, no interesse por missões, e assim criar o clima para cada período da aula.
(3)                    Que haja praticidade na sua elaboração.
Hoje em dia o professor não dispõe de tanto tempo para preparar sua aula. Ele quer tudo pronto. Quando ele pensa nos cânticos, ele gostaria de receber os visuais já preparados e os cânticos gravados com play-back.
c)                     O que Deus espera do período de cânticos.
(1)                    Ser adorado e louvado dignamente.
No Salmo 108, Davi diz que quer cantar e entoar louvores de toda a sua alma. Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23). As crianças podem ser verdadeiros adoradores.

(2)                    Corações quebrantados.
No Salmo 137, vemos o povo chorando e pendurando suas harpas nos salgueiros da Babilônia, pois eles não suportavam cantar mais os cânticos de Sião. Sentiam uma profunda saudade da pátria. Deus utiliza-se do poder da música para quebrantar os corações. A mensagem divina aliada à música pode tocar profundamente a vida das crianças.
2.                     Fatores de harmonização das expectativas.
A partir do que constatamos até agora, apresentamos algumas sugestões para tornar o momento de cânticos interessante, atraindo a atenção das crianças.
a)                    O professor deve ser um “verdadeiro adorador”.
Você não pode exigir que as crianças tenham atitudes de adorador se você mesmo não tem. Envolva-se na adoração e, mesmo sendo cânticos infantis, utilize-os na sua vida de adoração diária. Busque uma vida de adoração. Isso vale para os demais membros da sua equipe de louvor. Os instrumentistas também devem encarar o período de cânticos como um momento de adoração e não de apresentação. O clima de adoração deve partir de você para alcançar o coração das crianças.
b)                    Os cânticos devem falar primeiro ao seu coração.
As crianças não vão ser tocadas, se você não for tocado primeiro. Veja se a mensagem do cântico fala ao seu coração. Se for um cântico de louvor, você deve ser capaz de louvar com ele. Se for um cântico de ensino, você deve ser ensinado por ele. As crianças devem perceber que o cântico é importante para você e aí se tornará importante para elas também. Conte alguma experiência sua sobre o cântico. Abra o seu coração às crianças e deixe-as saberem o quanto os cânticos são importantes para você.
c)                     Encare os cânticos com seriedade.
Se você não considera o momento de cânticos como algo sério, as crianças também não considerarão. Pelas suas atitudes, elas perceberão o que você pensa deste momento. Concentre-se no que você está fazendo. Leve a sua equipe a fazer isso também. Os músicos devem estar compenetrados no louvor. Mesmo os demais adultos que estiverem presentes, devem participar como se fosse para eles. Não deixe adultos conversarem durante este período. Não é a hora do professor dar uma última lida na lição ou organizar os lápis e as tesouras para o trabalho manual. É a hora de todos juntos louvarem ao Senhor. Se há gestos, todos fazem os gestos. Se for para ficar em pé, todos ficam em pé. Assim as crianças perceberão que é um momento muito importante e sério na presença de Deus.
d)                    Escolha cânticos adequados às crianças.
Observe bem a letra do cântico. Veja se ela tem algo a ver com as crianças e com a lição bíblica que você tem para aquele dia. Observe a música, se é adequada à idade das crianças. Coloque os cânticos em uma seqüência lógica para que faça sentido o que você está cantando. Não deixe para escolher as músicas na última hora. Não deixe para as crianças escolherem os cânticos. De vez em quando até pode ser, porém as crianças devem entender que é você quem dirige o período de cânticos.
e)                     Prepare-se melhor para o período de cânticos.
Escolha os cânticos, confeccione os visuais, saiba cantá-los, ensaie com os instrumentistas ou com o play-back e tenha tudo sob controle. Veja se os visuais estão na ordem, se o retroprojetor está funcionando ou se o microfone está ligado antes de começar. Não deixe parecer um período desorganizado. As crianças devem sentir que, apesar de divertido e prazeroso, é um período de reverência na presença de Deus.
f)                     Use visuais criativos e bonitos.
Cartazes rasgados, letras mal escritas na transparência, figuras mal feitas tiram todo o brilho do seu momento de cânticos. Renove os seus visuais. Conserve-os. Não deixe as crianças manusearem. Se forem feitos em transparência para retroprojetor, faça-os coloridos e chamativos. Se forem feitos no computador, perceba se estão bem visíveis. Treine a pessoa que vai ajudá-lo a segurar os cartazes, a colocar as transparências no retroprojetor ou comandar o data-show.
g)                    Apresente os cânticos novos de forma criativa e interessante.
Conte uma experiência interessante sobre o cântico. Deixe um fantoche apresentar o cântico. Lembre-se de que a primeira vez que a criança ouvir o cântico, vai marcá-la para sempre. Apresente o cântico com tudo o que tem direito para que ela tenha uma boa impressão da música e sinta vontade de aprendê-la.
h)                    Fique atento às novidades.
Não despreze as novidades. Paulo diz para examinar tudo e reter o que é bom. Examine as novidades que tem no mercado e utilize-as da melhor forma. Perceba o que está na moda e tente adaptar a sua realidade. Não utilize algo se não tiver significado para você ou para as crianças, porém lembre-se que nem tudo o que é novo, é sempre ruim.
i)                      Não despreze um cântico por ele ser antigo.
Lembre-se que mesmo que um cântico pareça antigo porque você o conhece desde criança, ele pode ser novo para as crianças. Aliás, todos os cânticos são novos para as crianças, pois elas estão começando sua vida agora. Elas não se lembram de dez, vinte ou trinta anos atrás, porque elas não viveram naquela época. Assim como as crianças de todas as gerações gostam de cantar músicas como “Marcha Soldado”, “Atirei o Pau no Gato”, entre outras, elas também sempre vão gostar de cantar “Pare!”, “Deus é Bom pra Mim!”, “Mesmo Que Eu Não Marche”, etc.
j)                      Dê roupa nova a cânticos antigos.
Às vezes, um cântico antigo precisa de uma roupa nova. Um arranjo musical diferente, com um ritmo mais animado. Um visual novo, com figuras interessantes. Uma coreografia com gestos diversificados. Aquele cântico que parecia fadado ao esquecimento, pode tornar-se vivo de novo e abençoar a vida das crianças.
k)                    Esforce-se para que as crianças tenham um louvor equiparado ao dos adultos.
Como é o período de louvor na sua igreja para os adultos, assim deveria ser para as crianças também. Se a sua igreja tem vários instrumentistas para tocar para os adultos, não se contente em cantar a capela. Encoraje os instrumentistas da igreja a tocarem para as crianças também. Mostre a eles que é um investimento na vida das crianças. Exponha a importância das crianças cantarem e desafie-os a ajudarem você neste ministério. Apenas tome cuidado em orientá-los de como deve ser o som para as crianças. Os instrumentos nunca devem estar com o volume muito alto, nem serem tocados de forma agressiva. Eles devem acompanhar as crianças e não encobri-las. Sempre deve haver um instrumento que reforce a melodia, pois isso é importante para as crianças. Quem canta, deve fazê-lo com a voz mais natural possível e se houver microfones, estes devem estar em um volume adequado ao ambiente, de forma que as crianças consigam ouvir o que estão cantando.
l)                      Anime as crianças a estudarem música.
Se o gosto musical de suas crianças lhe parece duvidoso, anime-as a estudarem música. Infelizmente, o ensino de música nas escolas hoje é precário e as crianças ficam à mercê do mercado musical, que nem sempre é o melhor para elas. Incentive a igreja a ter uma escola de música, que ensine as crianças a tocarem vários instrumentos, desde os eruditos aos populares. Veja se não há alguém para montar um programa de musicalização infantil na igreja. Isso vai expandir o horizonte das crianças, aumentar-lhes o conhecimento de música e ampliar o seu gosto musical.

      C.  MENSAGEM
Tudo bem, agora eu sei como atrair as crianças com os cânticos, mas como saber se realmente eles vão atingir os objetivos que tenho para elas? Para isso, podemos dividir os cânticos pelo tipo de mensagem que cada um contém, para que possamos dosá-los no período de cânticos e chegar ao nosso objetivo com as crianças.
1.                     Cânticos de Aquecimento.
São cânticos que necessariamente não têm uma mensagem muito profunda. Usamos apenas para aquecer e descontrair as crianças. Às vezes são apenas palavras repetidas com muitos gestos. Senta, levanta, ergue a mão, abaixa a mão, etc. São geralmente os cânticos que as crianças mais gostam, pois são os mais engraçados e divertidos, porém não podemos só cantar este tipo de cântico. Servem muito bem para dar início, finalizar a aula ou para um intervalo no meio da aula, porém não traz em si a mensagem que gostaríamos que as crianças levassem para casa. O principal neste tipo de cântico é a brincadeira e não a letra.
2.                     Cânticos de Louvor e Adoração.
São cânticos que falam sobre a pessoa de Deus, sua obra, seus atributos, a vida e paixão de Cristo e o trabalho do Espírito Santo. Não há muitos desses para as crianças, porém é importante para a criança aprender a louvar e adorar ao Senhor desde pequeno. Sempre devemos incluir algum cântico desta categoria no nosso momento de cânticos e incentivarmos as crianças a pensarem em Deus, em Jesus e no Espírito Santo como alguém que deve ser louvado e adorado.
3.                     Cânticos Didáticos.
Estes são a maioria dos cânticos que temos para as crianças. Eles vêm em auxílio daquilo que temos para a criança aprender naquele dia ou para criar o clima para determinado momento do programa. São os cânticos que falam de vários aspectos da vida cristã, como obediência a Deus, amor à Palavra, amor a Deus e ao próximo, firmeza na fé, entre outras coisas. São também os cânticos que preparam para o período de oração, dedicação das ofertas e missões. São também os cânticos que falam sobre o plano de salvação para que os que não salvos possam aprender e levar com eles a mensagem da salvação. Também são os cânticos que contam sobre a vida de personagens bíblicos e ensinam sobre os livros da Bíblia, os nomes dos apóstolos, etc.
4.                     Cânticos de Apresentação.
São cânticos que vamos usar para cantar na Páscoa, no Dias das Mães e dos Pais, no Natal e em outras datas comemorativas. Muitas vezes eles são de louvor ou didáticos também. Alguns têm apenas a função de serem apresentados aos adultos e depois esquecidos. Quando for assim, não devemos perder muito tempo com ensaios em detrimento do período de louvor das crianças. Devemos tomar cuidado para não nos preocuparmos tanto com apresentações e nos esquecermos do principal motivo pelo qual reunimos nossas crianças.

      D.  CONCLUSÃO
Aprendemos um pouco sobre como dinamizar nosso período de cânticos. Mas lembre-se: nada muda de um dia para o outro. Vá com calma e com persistência. Ore para que o Senhor oriente os seus procedimentos. Planeje o que você vai fazer primeiro e, passo a passo, coloque em prática suas novas idéias. Aos poucos você verá suas crianças se interessando cada vez mais pelo período de cânticos e, principalmente, tornando-se verdadeiros adoradores.

Pr. Fernando  Carneiro de Moraes
Enviado por: Sandra Fernandes
Grupo EBD Infantil