EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

domingo, 23 de junho de 2013

COMO ORGANIZAR O MINISTÉRIO INFANTIL



 
REFLITA NESTAS PERGUNTAS ... 


 Qual a situação da sua igreja hoje?
 1. Departamento sem liderança?
 2. Poucas pessoas envolvidas?
 3. Material didático bagunçado?
 4. Classes com idades diversas (sem divisão)?
 5. Espaço físico inadequado?
  
O que fazer? 

 1. Conversar com pessoas que já foram envolvidas ou gostariam de se
envolver com o MINISTÉRIO.
 2. Marcar uma reunião e levantar uma liderança
 3. Fazer uma pesquisa com os cooperadores para saber qual faixa
etária gostaria de trabalhar, se tem alguma experiência em ensinar,
qual a disponibilidade de tempo.
 4. Dividir por faixas etárias.
 5. Montar um currículo.
 6. Separar algum material existente e/ou comprar (ou imprimir) o
necessário baseado no currículo .
 7. Dar cursos, convidar pessoas para ministrar cursos, incentivar a
leitura de livros e a participação dos professores em cursos fora da
igreja.
 8. Elaborar uma filosofia de ministério com crianças.
  
Como estabelecer uma filosofia de ministério?
  
     Não é fácil estruturar um MINISTÉRIO INFANTIL na igreja, por isso
se você não é o pastor da Igreja, incentive-o, mostre o seu projeto,
envolva-o e é claro, ore a Deus, pois Ele é o que opera em vós tanto
o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade Filipenses 2:13
        A filosofia de Ministério Infantil deve ser estabelecida em cima de
algumas perguntas:

1.-O que é o MINISTÉRIO  INFANTIL?
 2.-Qual a razão da existência dele?
 3.-Onde você quer chegar com ele?
 4.-Quais são seus valores?
 5.-Quais são seus alvos e propósitos?
 6.-Que tipo de pessoa você quer na sua equipe?
 (lembre-se que a Equipe deve conhecer OS PLANOS E OS PROPOSITO  DO
MINISTÉRIO INFANTIL )
  
Detalhamentos dos alvos

1.-O quê é? (Escola Bíblica , Culto Infantil, EBF)

2.Por quê? (Qual o objetivo)

3.Quem? (Quais são as pessoas envolvidas)

4.Como? (todos os detalhes envolvidos para executar o evento)

5.Quando? (Domingo de manhã, à noite, férias)

6.Quanto? (qual o custo de cada alvo)

7.Onde? (local para o desenvolvimento dos alvos propostos)
  
    Rotina Básica
    Demonstração das atividades e incumbências básicas e gerais do
Ministério.
     Dá uma visão  das responsabilidades do Ministério, uma vez que o
Ministério Infantil é muito mais que a Escola Bíblica , EBF ou Culto
Infantil .
  
    Escolhendo sua equipe... 

     Sua equipe deve ser composta de pessoas que possuem os 5 C's
 Crendo - em Jesus e sua Palavra
 Convivendo - com os irmãos em comunhão , sendo sempre submisso á
sua Liderança e Pastores.
 Crescendo - assistindo aos cultos, buscando verdadeiramente a
Deus , jejuando e orando .
 Cooperando - servindo na igreja , não medindo esforços , dedicando -
se  sempre no seu ministério.
 Comunicando - o amor de Deus, evangelizando .

 FONTE:http://cultoeebdinf.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Ambientes barulhentos agridem o bebê

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

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  2. Boa noite! Você é Ivone Boechat do livro A pedagogia de Jesus
    Se for você te conheci a mais de 20 anos no Centro Educacional Nova Vida em Fonseca- Niterói. Guardo aquela palestra até hoje no meu coração"!

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